Professores da rede municipal de Barreiras participam de capacitação em primeiros socorros ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, deu início a um ciclo de capacitações e treinamentos através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), para professores e funcionários da rede municipal em conformidade com a Lei Lucas – Lei Federal 13.722 de 2018 – que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros aos servidores escolares, nos estabelecimentos públicos e privados.

Nesta terça-feira (16), os professores da Escola Municipal Santa Luzia da comunidade Rio de Pedras, da Escola Municipal São João, do Riachinho, Escola Municipal Luzia Gonçalves de Souza, Escola Municipal Major Cândido e de outras unidades escolares ao longo do mês, participam de encontros no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho. Conforme o secretário municipal de Educação, todos os profissionais das 72 escolas municipais, participarão deste momento cujo objetivo é possibilitar que os professores consigam agir em situações de emergências enquanto aguardam a assistência médica especializada.

“Hoje começamos esse treinamento com a equipe especializada do NEP/SAMU para toda equipe de professores da rede municipal sobre urgência e emergência, um treinamento que é de extrema importância no dia a dia desse profissional na escola, do ensino fundamental e básico, podendo auxiliar nos casos necessários com os primeiros socorros até a chegada do serviço adequado ao local. Nosso próximo passo é adquirir kits de primeiros socorros disponibilizando em cada unidade escolar”, relatou Jeferson Barbosa ao saudar com boas-vindas os professores e instrutores.

Com orientações e dinâmicas, o coordenador do NEP em Barreiras, Alex Cristiano, relatou a importância dos primeiros socorros, mostrando que um segundo na vida de uma pessoa faz total diferença. No treinamento fizeram parte questões como parada cardiorrespiratória, ressuscitação cardiopulmonar, engasgo, hemorragias, fraturas, traumatismo craniano, e outras intercorrências.

“O NEP foi implementado em Barreiras no ano passado por meio do SAMU, e contribui na promoção de capacitações contínuas, como esta específica para os profissionais da rede municipal de educação. A Secretaria de Educação, a partir de agora, faz valer os requisitos da Lei Lucas, através deste treinamento que muito contribuirá na rotina diária dos professores, quando necessário, em alguma urgência ou emergência pré-hospitalar. Esse conhecimento não fica entre muros, o professor também leva esse conhecimento adquirido para sua vida particular, para a sociedade em geral, sendo um multiplicador”, ressaltou Alex.

Lei Lucas

O dispositivo elencado recebe o nome de Lei Lucas em homenagem ao garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017 ao se engasgar com um lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas (SP) e desde então, após movimentos chamando atenção pelo ocorrido, em 2018, passou ser obrigatório à oferta de cursos e treinamentos em noções de primeiros socorros aos profissionais de estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública, por meio dos respectivos sistemas de ensino, e os estabelecimentos de ensino de educação básica e de recreação infantil da rede privada.

Dircom/PMB – 16.4.2024