Prefeitura e Programa Despertar realizam Formação Municipal em Barreiras

A Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com o Sistema SENAR/FAEB e Sindicato Rural de Barreiras-SPRB realizou nesta segunda feira, 15, a Formação Municipal para Gestores, Coordenadores e Professores do Campo que fazem parte do Programa Despertar. Com o tema “Produção de Alimentos e Sustentabilidade no Campo”, durante todo o dia a equipe pedagógica de 11 escolas do campo discutiram ações, projetos e metodologia sustentáveis.

A abertura aconteceu no auditório da Secretaria de Educação no antigo Shopping, e as discussões e palestras discorrem durante todo o dia, trazendo a tona diagnósticos da potencialidade local, análise de realidade da comunidade, avaliação, transformação de realidade e sustentabilidade na escola e em casa. A consultora do SENAR, Raissa Karolina Nunes explicou passo a passo como ocorrerá à formação, chamando atenção dos professores e gestores para o papel de multiplicadores do Despertar.

“É essencial o envolvimento dos professores, gestores e toda comunidade escolar. É lá no campo, no dia a dia com os alunos e moradores que precisamos disseminar os assuntos relacionados ao meio ambiente, biodiversidade, alimentos da agricultura familiar, cidadão ecológico, vida, saúde e cidadania no campo. Estaremos aqui preparando o campo pedagógico, incentivando a produção de alimentos, hortas e despertar da potencialidade, mas também vamos buscar juntos, maneiras de reduzir os impactos ambientais e promover responsabilidade sustentável nas localidades”, disse a consultora Raissa.

A coordenadora municipal de projetos institucionais, professora Iliege Viana agradeceu a parceria com o sistema SENAR e SPRB, que desenvolvem o Programa Despertar em diversos municípios baianos e tem contribuído muito para a manutenção do homem no campo. Ela explicou também que a didática da formação, já será imediatamente inserida nas escolas que serão contempladas com o programa.

“Temos 11 escolas que são atendidas com o Programa Despertar, e temos obtido sucesso nos projetos de educação ambiental. Hoje recebemos a presença de representantes de todas as escolas, que já trouxeram exposição dos trabalhos e alimentos produzidos, e com certeza essa formação será colocada em prática nas comunidades rurais”, ressaltou Iliege.

O coordenador de projetos do SPRB, Sunny Aaron falou da importância do programa para mudança da qualidade de vida e comportamental do homem do campo, reforçando a parceria com a Prefeitura. “Não podemos deixar de agradecer o empenho da gestão e abertura das escolas municipais para receberem o Despertar, que tem levado educação ambiental, projetos socioambientais, capacitação, produção interativa, oficinas de reaproveitamento de alimentos, de artesanato e conservação de nascentes, dentre outras. Tudo isso porque sabemos do compromisso educacional e ambiental que Barreiras tem através da construção participativa”, disse.

Para alegrar a manhã e mostrar que a educação ambiental tem alcançado êxito, os alunos da Escola Municipal Maria Madalena, apresentaram um jogral falando da importância da preservação e também da produção de alimentos e frutas na comunidade. Ainda no espaço, as escolas municipais Antônio Machado, Capitão Marcolino e Maria Madalena fizeram a exposição de alimentos produzidos e comercializados pelas comunidades, como mandioca e subprodutos (biscoito, farinha, tapioca), gergelim, buritis (doce e cestos de palha) e frutas típicas da região.