Prefeitura de Barreiras zera fila de espera por vasectomias na rede municipal de saúde

Um dos recursos utilizados no planejamento familiar para evitar a gravidez é a vasectomia. Com a retomada das pequenas cirurgias e procedimentos pelo SUS, que foram suspensos temporariamente por conta da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu zerar a demanda reprimida pelo procedimento nesta semana.

Desde o dia 31 de maio, foram realizadas 100 vasectomias no Centro de Atendimento ao Homem – CEAH, unidade de saúde voltada à saúde masculina, que também tem ênfase na prevenção e combate ao câncer de próstata.

“Foram realizadas aqui no CEAH, uma média de 10 vasectomias por semana, com os cuidados necessários reforçados neste período da pandemia do novo coronavírus para garantir ainda mais segurança aos nossos pacientes. Com empenho das equipes e o apoio da Secretaria de Saúde conseguimos acabar com a demanda reprimida”, destacou Josélia Nunes, coordenadora da Central Integrada de Regulação – CIR.

Interessados em realizar a vasectomia devem procurar a unidade de saúde do seu bairro e realizar o planejamento familiar. A partir daí, o paciente será encaminhado ao atendimento no CEAH.

Sobre a vasectomia: É um método de contracepção de longa duração, realizado em homens através de um pequeno e rápido procedimento cirúrgico com anestesia local, visando bloquear os canais de passagem dos espermatozoides para que não cheguem ao corpo da parceira, evitando assim a gravidez não planejada.