Prefeitura de Barreiras segue avançando com as obras do Canal de Macrodrenagem no bairro Santa Luzia

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, está transformando o cotidiano dos moradores do bairro Santa Luzia com as obras do canal de drenagem de águas pluviais. Diariamente, equipes e máquinas pesadas seguem a todo vapor para instalar o sistema de micro e macrodrenagem, que acabará de vez com os problemas de alagamentos e acúmulo de águas nas ruas do bairro.

O empreendimento visa a instalação de 5.300 metros de canal de drenagem nas redes principal e secundária, sendo 700 metros de galeria com aduelas de dimensões 2x2m pré-moldada em concreto armado e uma extensa rede de dutos de manilhas, que formam a rede de microdrenagem para o escoamento de águas pluviais. O secretário de infraestrutura, João Sá Teles que acompanha de perto o andamento dos trabalhos, informou que a rede de microdrenagem já está com 90% de execução e a rede de aduelas com 20% de instalação.

“O canal da Santa Luzia é uma obra estruturante de grande importância para a cidade. Quando for concluída, vamos resolver um problema histórico de alagamento em grande parte do bairro, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas”, afirmou o secretário.

O eixo principal do canal segue pela Rua Luziane, mas há intervenções de microdrenagem em diversas outras ruas do bairro. Da porta de casa, a costureira Solange Morena acompanha a obra e já comemora os resultados. “Antes convivíamos com o medo dos alagamentos especialmente no período chuvoso, além da presença de insetos e o risco para as crianças que brincam ao lado do canal e isso nos deixava preocupadas. Mas felizmente, as equipes de trabalho estão executando a obra e já fechando o canal, agora está mudando tudo graças a Deus”, comemora.