Prefeitura de Barreiras sanou irregularidades apontadas em auditoria do TCM no transporte escolar

O Município de Barreiras foi alvo de uma auditoria realizada por técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), juntamente com outros 16 municípios, nos meses de junho e julho de 2018.

A Prefeitura de Barreiras esclarece que as irregularidades apontadas na auditoria do TCM, foram sanadas há época da apresentação da defesa do Município, tendo sido acatadas pelo Conselheiro Relator Raimundo Moreira, que inclusive não determinou o ressarcimento dos valores aplicados no transporte escolar no período auditado. A relatoria concluiu pela regularidade dos pagamentos, vez que inexistente qualquer comprovação de que tenha ocorrido sobre preço ou de que não tenha ocorrido a prestação dos serviços contratados.

A realidade da educação no Município de Barreiras hoje é totalmente diferente, uma vez que o transporte escolar do município é referência para o Brasil. As supostas irregularidades apontadas no relatório da auditoria, se devem às condições de precariedade em que se encontravam a educação no Município. Já no início de 2019, a gestão adquiriu de uma só vez 60 novos veículos para o transporte escolar, sendo 50 ônibus e 10 vans. Contando atualmente com uma frota própria de 66 ônibus e 12 vans, exclusivamente para o transporte escolar.

Diante da decisão da qual cabe recurso, a Prefeitura de Barreiras irá buscar os meios necessários para que as dúvidas apontadas no relatório da auditoria sejam devidamente esclarecidas e o processo arquivado.