Prefeitura de Barreiras realiza mutirão para inserção de Dispositivo Intrauterino

Mulheres em fase reprodutiva assistidas pelas unidades de saúde de Barreiras e que atenderam os critérios do Programa de Planejamento Familiar para utilização de dispositivos intrauterinos (DIU’s), foram selecionadas para a inserção do método contraceptivo durante a quarta-feira (6) e quinta-feira (7).  O evento foi uma iniciativa do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e atendeu nos dois dias, 30 mulheres.

“Todas estas pacientes passaram por exames prévios e houve a indicação de utilizarem o dispositivo intrauterino que nestes dois dias foi colocado pela médica ginecologista Fabiane Castro”, explica a coordenadora do CAM, Lidiana Borges. Ela reforça ainda que a inserção do DIU é uma prática rotineira na unidade, porém, reservar dias específicos para esta ação gera mais tranquilidade tanto para as mulheres atendidas quanto para as profissionais envolvidas no evento.

A enfermeira Alzira Araújo acompanhou o mutirão e diz que previamente aos procedimentos, as mulheres passaram por um momento de preparação. “Elas assistiram uma palestra sobre educação em saúde que abordou detalhes sobre o DIU, seu uso, função e durabilidade. O disposto busca a prevenção da gravidez possuindo taxa de eficácia superior a 99%, além disso, pode ser utilizado durante o período de amamentação e por mulheres em idade reprodutiva”, finaliza.

Os dois contraceptivos hormonais reversíveis e de longa duração Kyleena e Mirena foram os utilizados durante o mutirão, ambos são reconhecidos pela eficácia e qualidade. “O Kyleena, por exemplo, é uma proposta boa para as mulheres, com validade de cinco anos e sua utilização mostra que nós aqui do serviço público também fazemos planejamento familiar de qualidade. Então, parabéns a Prefeitura de Barreiras e a Secretaria de Saúde”, destaca a médica Fabiane Castro.

CAM – O Centro de Atendimento à Mulher fica localizado na Rua Aníbal Alves Barbosa, nº 396, Centro. Através dos agendamentos realizados pelas unidades e postos de saúde do município são ofertados atendimentos de média complexidade como colonoscopia, biópsias, cauterizações, inserção e retirada do DIU, também exames obstétricos, consultas ginecológicas, pré e pós-operatórios.

Dircom/PMB – 11.04.2022