Prefeitura de Barreiras realiza exposição de telas do artista plástico Randesmar Vieira

A exposição “Tintas dos Gerais na Bacia do Rio Grande” marca mais uma etapa da carreira do barreirense Randesmar Vieira, aos 60 anos de idade. A mostra, realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, será aberta à visitação no período de 24 de abril a 12 de maio, na Biblioteca Municipal Folk Rocha, localizada na rua Anibal Barbosa, 626, centro, das 8h às 18h. O espaço abrigará 100 pinturas em acrílico sobre tela, que reproduzem cenários, personagens e paisagens de Barreiras e dos Gerais.

Buritizais, o Rio Grande, as cachoeiras do Acaba Vida e Redondo são alguns dos elementos retratados pelo artista, que ainda criança demonstrou aptidão pela arte, nos desenhos feitos na escola. Com o passar dos anos, as técnicas foram sendo aprimoradas e na juventude, veio a primeira exposição em São Paulo. As belezas naturais de Barreiras sempre nortearam suas pinturas com fortes traços impressionistas. Do cajueiro e dos seus frutos surgem formas e nascem seres que são incorporados aos cenários típicos do município. O caju e cajueiros se traduziram como a assinatura artística de Randesmar.

“Eu nasci na beira do Rio Grande e sempre vinculei os meus trabalhos ao dia a dia dos ribeirinhos e areeiros, retratei a figura mitológica do Nego D’Água como protetor das nascentes e rios, as lavadeiras, entre outros temas. Esta exposição retrata várias etapas da minha experiência artística, pintando as mais variadas imagens ligadas à preservação do meio ambiente”, revela um Randesmar preocupado com Barreiras e o seu povo.

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a trajetória do artista, que além da pintura também se dedica à música, escultura e poesia, poderão visitar a mostra que terá entrada franca durante os 14 dias. “É um momento importante não apenas para expor o trabalho deste barreirense que temos tanto apreço e carinho, mas, também para que as pessoas conheçam um pouco mais da figura de Randesmar e do importante papel que representa para a história cultural de Barreiras e da região. Uma honra para nós, realizar esta exposição com a assinatura de Randesmar Vieira”, destaca a subsecretária de Cultura e Turismo, Emilia Moreno.

Dircom/PMB – 19.4.2023