Prefeitura de Barreiras realiza Dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo

A Secretaria de Saúde de Barreiras também participou da mobilização contra a Influenza e o Sarampo, que aconteceu no último sábado (30), em todo Brasil. As vacinadoras das 27 Unidades de Saúde que integram o Programa de Imunização de Barreiras (COPIM) estiveram empenhadas ao longo de todo dia com o objetivo de oportunizar o amplo acesso à vacinação dos grupos prioritários.

Dessa vez, estão sendo imunizados contra a influenza crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade. Já contra o sarampo, foram imunizadas crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade e os trabalhadores de saúde.

Conforme a coordenadora da COPIM, são mais de 47 mil pessoas incluídos no público-alvo de Barreiras, desses, já foram aplicadas a vacinação contra a gripe em 7.558 pessoas, sendo que a cobertura vacinal até o momento é de 21,4%. Contra o sarampo, já foram aplicadas 1.263 doses.

“No início do mês de abril, iniciamos em Barreiras a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação contra o Sarampo, este, neste primeiro momento, apenas para trabalhadores da saúde e idosos acima de 60 anos. No Dia D, realizamos a vacinação em todas as unidades de saúde com essa meta de disponibilizar a dose única da tríplice viral e da influenza, alcançando assim, o maior número de pessoas possíveis, incluindo já neste dia as pessoas inseridas na segunda etapa da campanha. A partir desta segunda-feira iniciamos a vacinação para os demais públicos contra a influenza, é fundamental que todos se vacinem e se protejam dessas doenças”, destaca Renata Queiroz enfatizando que essa segunda etapa da vacinação segue até 03 de junho.

Dircom/PMB – 02.05.2022

  • Compartilhe:

Pular para o conteúdo