Prefeitura de Barreiras realiza Cirurgias Eletivas de Catarata no Hospital Municipal Eurico Dutra e zera demanda reprimida

Nos dias 30 e 31 de outubro, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, dentro do Programa Saúde Humanizada, realizou mais uma etapa de Cirurgias Eletivas, desta vez de Catarata com o objetivo de reduzir a demanda reprimida, após a suspensão dos procedimentos devido a pandemia da Covid-19. Dos 300 pacientes regulados pela Central Integrada de Regulação, 284 realizaram o procedimento cirúrgico com êxito no Hospital Municipal Eurico Dutra, alguns pacientes que apresentaram pressão elevada e descolamento de retina na reavaliação não foram submetidos a cirurgia.

A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum da catarata é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. O principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco. A cirurgia de catarata é considerada de baixa complexidade e o paciente se recupera rapidamente.

Inalda Gouveia, que acompanhou os pais senhor Geraldo Isidório e dona Inácia Brás, afirma está muito feliz com o retorno das cirurgias. “Eu agradeço demais esse momento, primeiramente a Deus e depois a todos os profissionais que estão trabalhando aqui hoje. A gente fica muito feliz e emocionada, porque sabemos que muitos estavam precisando, e por conta do coronavírus, não podia acontecer as cirurgias. Hoje eu estou aqui acompanhando meus pais com o sentimento de gratidão por esse momento ter chegado”, disse.

Segundo a coordenadora da Central Integrada de Regulação, Joselia Nunes, com essa ação de cirurgias eletivas, o município busca zerar a fila de demandas por cirurgias de cataratas ou diminuir significativamente. “A nossa intenção realmente é reduzir a demanda reprimida causada em decorrência da Covid-19. Esses pacientes que estão aqui, já passaram pelo processo de triagem, e hoje, antes da cirurgia, os médicos realizaram uma reavaliação do paciente, e na sequência, são encaminhados para o centro cirúrgico. Todos os pacientes terão alta após o procedimento”, afirmou Joselia Nunes.

De acordo com Julianne Furtado, diretora administrativa do Hospital Municipal Eurico Dutra, um estudo do fluxo de pessoas foi feito para preparar a unidade hospitalar para que as Cirurgias Eletivas acontecessem seguindo todos os protocolos sanitários necessários.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Melchisedec Neves, a realização dessas cirurgias eletivas é um esforço da gestão municipal pela busca de uma melhor qualidade de vida para a população. “Nós estamos empenhados no cuidado com a qualidade de vida da nossa população. Já realizamos as cirurgias eletivas de vasectomia e laqueaduras, na sequência, as pediátricas e agora ficamos muito felizes com os procedimentos das cirurgias de catarata, reduzindo e até zerando a demanda reprimida até agora. Agradecemos a Deus e a toda nossa equipe que organizou tudo com muita dedicação para que esses procedimentos acontecessem com toda tranquilidade e sem nenhuma intercorrência”, finaliza o secretário.

Dircom/PMB 01.11.2021