Prefeitura de Barreiras realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

Abertura oficial aconteceu no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores

Em Barreiras, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano traz como tema: “Garantia do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia”, teve início nesta segunda-feira (25) com a abertura oficial no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores. Seguindo os protocolos de medidas sanitárias devido à pandemia da Covid-19, a 8ª Conferência Municipal de Saúde contou com um número limitado de pessoas presentes e foi transmitida ao vivo pela Rede Câmara de Comunicação e pelos canais da Prefeitura.

Além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, que abriu os trabalhos da 8ª Conferência, participaram da abertura o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário de saúde Melchisedec Neves; subsecretária Jamile Rodrigues; diretor do Centro das Ciências Biológicas e de Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia, professor Rafael Simões; diretor da Universidade Estadual da Bahia/Campus IX, Joaquim Neto e a enfermeira referência técnica regional de imunização do Núcleo Regional de Saúde/Oeste, Lívia Teles.

“A Conferência Municipal de Saúde, assim como o Conselho Municipal de Saúde são espaços importantes e que não devemos deixar enfraquecer. Trabalhamos junto com a Comissão traçando metas de organização para realizar essa Conferência com qualidade e eficiência”, destacou Gilvan Ferreira ao declarar aberta oficialmente a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

Demais autoridades como os vereadores Alcione Rodrigues, Carmélia da Mata, Francisco Sobrinho, Graça Melo, Rider Castro, Dr. Sileno Cerqueira, Silma Alves e Valdimiro José, também os profissionais da saúde e lideranças de vários segmentos participaram do primeiro dia da 8ª Conferência Municipal de Saúde que teve início com apresentação teatral e musical da equipe da Saúde Mental do município que retratou de maneira lúdica, a importância e como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Hoje iniciamos a 8ª Conferência de Saúde de Barreiras tratando-se de um espaço democrático de debates coletivos para discussão e decisão sobre a política municipal de saúde. Entendemos que é um momento importante para avaliar a nossa rede e conferir a implementação dessa política pública, permitindo avaliar e propor novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar a garantia do SUS e no controle social” pontuou Melchisedec Neves, secretário municipal de saúde.

Representando o prefeito Zito Barbosa, o secretário de Planejamento e vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, falou da importância da realização da Conferência da Saúde para o município. “Momentos como esses são importantes para planejarmos a saúde do município, durante a pandemia fomos desafiados diariamente, por isso, agradecemos a contribuição e colaboração de todos esses profissionais que se doaram e continuam à frente com o atendimento humanizado. Tão importante como o cuidado nos equipamentos da saúde é a prevenção, essa temática importante deve ser priorizada também nas discussões desses dois dias de Conferência, assim, desejamos muito sucesso nas discussões dos eixos temáticos, esse é um momento de diálogo com a sociedade”, destacou Emerson Cardoso.

Após a leitura do Regimento realizada pelo professor Dr. Ítalo Aleluia, foi ministrada a palestra “Garantia do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia” pelo professor Dr. Bruno Klécius, que apresentou de maneira didática, a participação da população na Conferência Municipal de Saúde como um ato de cidadania, e ainda o Sistema Único de Saúde e seus princípios, os desafios, o SUS e a Pandemia e as principais perspectivas.

Dircom/PMB – 26.10.2021