Prefeitura de Barreiras promove oficina sobre serviço de fortalecimento de vínculos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho reuniu durante a terça-feira, 30, os educadores sociais, coordenadores e pedagogos que atuam na rede socioassistencial para um dia de treinamento sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Durante a oficina, foram dadas orientações pela secretária Gabriela Galdina e a assessora Sandra Saita.

Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS prestam o maior número de atendimentos às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste sentido, a oficina destacou os princípios e diretrizes que devem nortear o atendimento às crianças, adolescentes, mulheres e idosos que participam dos grupos de convivência.

“É preciso levar em conta que as crianças que chegam ao Serviço de Convivência trazem consigo uma história prévia, tendo vivido num contexto familiar que pode não ter favorecido a socialização e desenvolvimento da autoestima, o que deve ser observado pelas equipes”, disse a assessora.

Segundo a educadora social Denise Lima, as oficinas dão aos profissionais mais confiança no ambiente de trabalho. “É uma forma de capacitação essencial para nivelar os conhecimentos e diminuir os ruídos de comunicação entre a equipe. Volto ao CRAS com uma nova visão e mais confiante para lidar com as adversidades”, destacou a educadora.