Prefeitura de Barreiras leva mutirão contra dengue e fumacê para Vila dos Funcionários

O combate ao mosquito Aedes Aegypti continua em Barreiras. A Prefeitura através da Secretaria de Saúde e Centro de Controle de Zoonoses segue com conscientização dos moradores e aplicação de produto de Ultra Baixo Volume (UBV) pesado, conhecido popularmente como fumacê, que elimina o mosquito adulto instantaneamente sem qualquer risco à saúde humana.

Na manhã desta quinta-feira (10), o bairro Vila dos Funcionários recebeu as equipes da Zoonoses e Atenção Básica, que passaram por todas as ruas vistoriando as residências, lotes baldios e conversando com os moradores sobre as medidas para eliminar focos do mosquito. No período da tarde, após as 16 horas, quatro veículos equipados com bombas de disseminação, cedidas por meio da parceria entre o Núcleo Regional de Saúde Oeste, Governo da Bahia e Prefeitura de Barreiras, retornam para lançar o produto.

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Dorimar Almeida explica que o horário de aplicação ocorre de maneira estratégica, no final da tarde, uma vez que o Aedes Aegypti não gosta do calor intenso e também não possui hábitos noturnos. “Por isso, os horários de maior incidência do mosquito são pela manhã, entre 7h e 10h, e ao anoitecer, entre 15h e 18h, devido à mudança de clima”, observa.

Além da dengue, o Aedes Aegypti também transmite a febre chikungunya, o zika vírus e a febre amarela. “Pedimos aos moradores que durante o trabalho de pulverização, portas, janelas e portões fiquem abertos, para que o produto possa realmente adentrar e eliminar os mosquitos”, orienta Dorimar.

A ação de combate à dengue ainda concentra esforços da Secretaria de Infraestrutura, que junto com os Agentes de Endemias conscientizam a população, eliminam focos, recolhem lixo, entulho, carcaças e recipientes que podem acumular água. Na quinta-feira (11), será a vez da localidade de Riachinho receber o mutirão contra a dengue, com ações educativas e aplicação de fumacê.