Prefeitura de Barreiras leva melhoria habitacional ao Bairro 29 de Julho

A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras iniciou nesta terça-feira, 25, a entrega de 49 banheiros domiciliares às famílias do Bairro 29 de julho. Durante a manhã, a secretária Karlúcia Macêdo, acompanhada da equipe técnica da Secretaria, visitou as famílias e conferiu de perto a felicidade dos moradores.

Foram instalados nas residências banheiros novos com revestimento cerâmico, iluminação, caixa d’água e na parte externa da estrutura, uma área de serviço equipada com pia, tanque para lavagem de roupas, além da fossa séptica. As obras foram executadas em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras, Serviços, Públicos e Transporte, a partir de recursos resgatados via convênio com a Caixa Econômica Federal.

“São quatro pessoas morando aqui na casa, antes utilizávamos uma pia improvisada que não era muito boa e sempre tinha a preocupação de fazer tudo rápido para que não faltasse água. Agora, com a caixa d’água ficou tudo muito melhor”, comentou a moradora Elissandra Macedo.

Segundo explicou a secretária Karlúcia Macêdo, o setor de habitação da Secretaria de Assistência Social realizou o recadastramento dos grupos familiares para que a Prefeitura pudesse, com base nos indicadores sociais, apresentar às famílias em situação de vulnerabilidade.

“Nós realizamos o recadastramento das famílias e nossas equipes foram a campo verificar quais ainda não possuíam banheiro em casa. A partir daí pudemos concluir a busca dos recursos e a execução das obras. Neste período da pandemia, estamos ainda mais felizes em ampliar e ofertar um serviço que também é de saúde pública. Água é vida, é saúde e no aniversário de 130 anos de Barreiras este é um presente muito especial da Prefeitura à comunidade do Bairro 29 de Julho”, disse a secretária.

O motorista Francival dos Santos recepcionou a equipe e fez questão de elogiar o trabalho executado. “Não ganhamos um presente, ganhamos uma riqueza. O banheiro é lindo, sei que não sou só eu quem está alegre, muitas famílias que conheço no bairro também estão felizes com o benefício. Antes utilizava um banheiro improvisado, que será desativado e agora investirei em outros cômodos da casa”, finalizou o morador.

As melhorias com a construção dos banheiros seguirão beneficiando as famílias cadastradas em vários bairros do município, e o 29 de Julho foi apenas o primeiro.