Prefeitura de Barreiras instala placas de identificação em carroças e sinaliza espaço destinado para descarte apropriado de resíduos

Dando sequência a mais uma etapa do Projeto Carroceiro Amigo da Natureza, onde a principal meta é acabar com a prática do despejo irregular de resíduos, na manhã desta quinta-feira (24), a Prefeitura de Barreiras, por meio das equipes das Secretarias de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transporte, Meio Ambiente e Sustentabilidade, e a Secretaria de Saúde, realizou a sinalização com placas educativas do local reservado para descarte temporário de alguns resíduos, a aplicação da identificação com placas refletivas nas carroças, bem como, a coleta de sangue dos animais, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

A reunião de ação do Projeto Carroceiro Amigo da Natureza aconteceu na Praça do Esporte João Carlos dos Santos Campos (Gordo), no bairro Santa Luzia, contou com a participação do secretário e subsecretária de infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos, respectivamente, do educador ambiental, Ronaldo Ursulino, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras, Dorimar Almeida, dos veterinários, Nelson Cunha e Antônio Luiz e a equipe técnica da Adab.

O veterinário da Adab, Giovani Mani, destacou o papel da instituição dentro do Projeto. “Com essa parceria da Prefeitura de Barreiras e Adab, estamos realizando a coleta das amostras de sangue dos animais para realização de exames laboratoriais, gratuitos, para ter a certeza que todos eles estão com a sanindade em dias e não oferecem nenhum risco de doenças”, disse.

Essa ação está inserida dentro do Projeto de Múltiplas Ações de Limpeza e Sanitização iniciado em 31 de janeiro, em todo perímetro urbano. O espaço destinado para o descarte será monitorado pelas Secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente e, além disso, as carroças que agora possuem a identificação, os animais serão avaliados constantemente pelo Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras. O carroceiro Paulo Francisco ficou muito feliz com essa iniciativa, para ele, um local adequado para o descarte, a identificação das carroças e os animais terem esse acompanhamento com profissionais capacitados, só traz benefícios para as pessoas que trabalham nessa atividade.

De acordo com o educador ambiental Ronaldo Ursulino, “hoje é mais uma etapa do Projeto Amigo da Natureza, estamos implantando um local de descarte temporário de resíduos. Nós sabemos que os carroceiros têm também essa atividade de coleta de resíduos e esse material era descartado de qualquer forma em locais irregulares, então, estamos sinalizando esse local com placas educativas e de orientação para o descarte ideal. Vale destacar que esse projeto se estenderá para toda a cidade, e já estamos realizando o mapeamento de outros dois pontos, para que possamos eliminar de vez todos esses descartes irregulares”, destacou.

Dircom/PMB 24.02.2022