Prefeitura de Barreiras inicia atendimento com Prontuário Eletrônico nas Unidades de Saúde através do Sistema de Informatização

Na manhã dessa segunda-feira (13), os moradores do bairro Arboreto II foram surpreendidos pela tecnologia na Unidade de Saúde Dr. José Batista do Amaral. A primeira após os treinamentos da equipe técnica e médica da unidade, a iniciar os atendimentos clínicos através do Prontuário Eletrônico, interligado ao Sistema de Informatização da Saúde, implantado em fevereiro pela Prefeitura de Barreiras, dentro do Programa Saúde Humanizada. O secretário municipal de saúde, Anderson Vian, acompanhou os primeiros procedimentos do novo sistema que integra os principais setores, como recepção, sala de triagem, enfermagem e consultórios médicos, agregando inovação e agilidade na qualidade do serviço ofertado aos pacientes.

O atendimento interligado tem início com a visita às residências através dos Agentes Comunitários de Saúde, que agora contam com os tablet’s como principal ferramenta de trabalho e insere os principais dados dos pacientes no sistema de monitoramento. Dessa forma, o paciente ao chegar à unidade de saúde de sua localidade, terão seus principais dados já inseridos no Prontuário Eletrônico do Sistema de Informatização, procedimento que segundo o secretário, contribuirá de maneira positiva no atendimento humanizado.

“A cobertura de 100% do atendimento realizado hoje nessa unidade foi feito pelo sistema informatizado através do prontuário eletrônico, e dentro do nosso processo de trabalho todas as demais unidades atenderão também com o Sistema de Informatização da Saúde. Através desse sistema, será possível acompanhar todos os pacientes, incluindo os que realizam atendimentos em programas específicos como o hiperdia, serão acompanhados periodicamente via sistema, isso reforça o atendimento humanizado, prioridade na gestão municipal”, destacou Anderson Vian.

A coordenadora da Unidade Básica Dr. José Batista do Amaral, comemora a inserção dessa inovação nos atendimentos diários. “Com certeza através dessa nova ferramenta, os pacientes acompanhados nessa unidade terão maior facilidade e celeridade no atendimento básico, evitando longas filas de espera, uma vez que após o cadastro, em poucos minutos é iniciado o atendimento”, explica Renata Alves.

Toda capacitação dos servidores da Secretaria de Saúde, dentre eles os Agentes Comunitários, está sendo realizada pela empresa PR Sistema, especializada em desenvolvimento de sistemas de gestão em saúde. Ainda de acordo com o secretário, até o final do ano todas as unidades já estarão trabalhando definitivamente com o Sistema de Informatização da Saúde. A médica Thalma Ribeiro atende há dois anos na unidade, aberta as inovações, ela acredita que os atendimentos ganharão mais qualidade. “Toda novidade no início é difícil, mas acredito que após essa adaptação o atendimento ao paciente será mais eficiente, toda rede passará a ter conhecimento e acompanhar com mais rigor os atendimentos”, relatou.