Prefeitura de Barreiras inicia aplicação de massa asfáltica na obra de pavimentação da Avenida Souza Moreira (Mandacaru)

A via é corredor de ligação entre bairros Vila Brasil, São Miguel, Santa Luzia, Sombra da Tarde e Buritis

A pavimentação da Avenida Souza Moreira, também conhecida como Avenida Mandacaru, obra autorizada pelo prefeito Zito Barbosa em maio, durante o aniversário dos 130 anos de Barreiras, teve início a cerca de um mês e já está com as etapas de limpeza, sub-base, base, terraplenagem e imprimação concluídas. Agora as equipes iniciaram a aplicação de massa asfáltica na via, que funciona como principal corredor de ligação entre os bairros Vila Brasil, São Miguel, Santa Luzia, Sombra da Tarde e Buritis.

Nesta quarta-feira (23), o prefeito acompanhou o andamento da obra na avenida que tem 2.222 metros de extensão e que está recebendo pavimentação em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ). “Esse é um importante eixo de ligação entre diversos bairros da nossa cidade, com essa pavimentação vamos oferecer mais uma ampliação na mobilidade com segurança. Por se tratar de um ponto baixo da cidade com muitas infiltrações, para evitar alagamentos, ao longo de toda extensão da via serão instaladas galerias e bocas de lobo que farão a captação e direcionamento das águas pluviais para o canal de drenagem da Santa Luzia”, explica Zito Barbosa.

Outra medida tomada antes de iniciar a terraplenagem, foi a remoção do solo mole, para depois, a via receber as camadas de base e sub-base como forma de evitar problemas futuros durante as chuvas.  Porém, o secretário de Infraestrutura João Sá Teles chama a atenção para a importância da participação das pessoas na manutenção da avenida. “ É fundamental que a população colabore e mantenha a rua limpa, principalmente evitando jogar lixo nas bocas de lobo para evitar que se acumule e nos períodos de chuva ocorram transbordamentos”, diz.

A obra contará ainda com instalação de meios fios, calçadas e sinalização horizontal e vertical, como pintura de faixas de pedestres e colocação de redutores de velocidade em pontos estratégicos. A previsão é que nos próximos três meses os trabalhos sejam concluídos, garantindo mais conforto e qualidade de vida tanto para os moradores dos bairros interligados pela avenida, quanto para motoristas e demais pessoas que por lá passarem.

Dircom/PMB – 24.06.2021