Prefeitura de Barreiras implanta projeto inédito de castração de animais

O benefício é exclusivo para famílias de baixa renda, inscritas no CadÚnico

Idealizada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses, a proposta de oferecer a castração a cães e gatos adotados por famílias de baixa renda, em Barreiras, já é sucesso no seu primeiro mês de vigência. O projeto consiste na realização de castrações em uma clínica veterinária contratada pela Prefeitura de Barreiras, uma vez que o Zoonoses não possui centro cirúrgico. O contrato é de um ano, podendo ser renovado e prevê o benefício para 40 animais por mês.

“Quando a ideia surgiu, levamos ao secretário de Saúde, Melchisedec Neves, que prontamente abraçou a causa e aprovou o projeto junto ao prefeito Zito Barbosa. Trata-se de uma forma de evitar o aumento de animais abandonados em Barreiras e ao mesmo tempo, oportunizar às famílias de baixa renda, a esterilização gratuita dos animais de estimação. Dividimos as castrações em 20 para gatos e 20 para cães, todos os meses, destes, metade para machos e a outra metade, fêmeas”, explica o coordenador do Zoonoses, Dorimar Almeida.

As intervenções começaram neste mês de junho, já com agenda preenchida para todos os dias. Mas, os interessados podem receber o benefício para seus animais. Basta ir até o Centro de Controle de Zoonoses, apresentar documentos pessoais, comprovante de residência e o mais importante, a ficha resumo do Cadastro Único para Programas Sociais, o CadÚnico. Após análise da renda familiar, os casos que se enquadram no perfil são encaminhados para a clínica veterinária. Todos os medicamentos pós-operatórios são fornecidos pela Prefeitura de Barreiras. A cota é de até dois animais por família.

Zoonoses –  O Centro de Controle de Zoonoses de Barreiras fica às margens da BR 135, saída para São Desidério. O telefone/WhatsApp é (77) 99803-4508.

Dircom/PMB – 15.06.2022