Prefeitura de Barreiras e Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia discutem modelo de gestão do Distrito Industrial

O vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, juntamente com o chefe de gabinete Jefferson Barbosa, o subsecretário de indústria, comércio e serviços, Roberto Carvalho e a assessora chefe especial, Marileide Carvalho, recepcionaram em audiência, na tarde de segunda-feira, 18, os diretores da Associação do Distrito Industrial de Barreiras (ADIB), o assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Herbert de Oliveira, a diretora de Análise, Monitoramento e Incentivo sobre Áreas Produtivas da Bahia, Nelly Malheiro, a secretária executiva da CONSID, Erika Seixas e empresários, para dialogar sobre o melhor modelo de gestão para o Distrito Industrial de Barreiras.

No encontro, os diretores da ADIB que são empresários instalados no polo, manifestaram a favor da proposta de municipalização ou gestão compartilhada da associação, que atualmente congrega 12 empresas ativas, 07 desativadas e 09 aguardando liberação para funcionamento. A nova presidente Márcia Inês Tecchio, explicou que a Bahia é um dos estados que a administração dos distritos industriais ainda está sob a direção direta do governo estadual, mas, que muitos municípios já conseguiram a municipalização.

“Estamos com boas expectativas, porque muitos municípios baianos já estão com os distritos municipalizados ou gestão direta pelas associações, a exemplo de Teixeira de Freitas, que expandiu e atraiu indústrias após a municipalização. Além disso, os investimentos como infraestrutura também poderão chegar com mais facilidade ao nosso Distrito Industrial, que tem grande potencial de geração de emprego”, disse a presidente Márcia.

O vice-prefeito Emerson Cardoso ressaltou a importância da revitalização do Distrito Industrial, que atualmente é de responsabilidade do Estado, salientando que a gestão administrativa deveria ser realizada pela ADIB, proporcionando assim, mais celeridade nas ações e decisões.

“Nosso objetivo é promover uma política integrada de incentivo a instalações de novas empresas e fortalecer as existentes, gerando mais divisas para o município. O prefeito Zito Barbosa e o vice-governador e secretário de desenvolvimento econômico da Bahia, João Leão, já se reuniram para alinhar estratégias para o distrito, e a concretização desse processo ampliará uma das nossas vocações, o polo industrial”, destacou Emerson.

A diretora Nelly Pereira e o assessor especial, Herbert de Oliveira, apresentaram um relatório com todos os dados levantados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, com perfil da viabilidade econômica, expansão, necessidade de reordenamento e possíveis subsídios para incentivos fiscais. A intenção é que, após concluídas todas as etapas legais, a operacionalização e a gestão do Distrito passem a ser feitas diretamente pela ADIB ou município.

“Na verdade estamos iniciando as tratativas para a gestão do distrito e não há como negar que existem algumas etapas para seguir. Vamos de imediato disponibilizar apoio técnico para a presidente da ADIB, Márcia, que deverá preparar um plano de trabalho e revitalização do distrito. E pretendemos construir isso, passo a passo, já sabendo que não existem impeditivos para uma gestão descentralizada, embora muitos municípios estão começando do zero, o município de Barreiras inicia com este apoio, pois há intenção do Governo do Estado e Municipal para firmar o acordo”, finalizou a diretora Nelly.