Prefeitura de Barreiras e parceiros realizam campanha de conscientização contra incêndios, no Bairro Morada Nobre

Uma ação pela vida e contra o uso do fogo como recurso para limpeza de lotes e queimadas sem autorização chegou ao Bairro Morada Nobre, na sexta-feira, 13. A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com a presença de fiscais, PREVFOGO, membros da Associação de Moradores do Bairro Morada Nobre – AMOBRE, acompanhados do vice-prefeito e secretário de planejamento, Emerson Cardoso, do engenheiro Marcus Penalber, da subsecretária de meio ambiente Marisa Rodrigues e o secretário de indústria, comércio e turismo Roberto de Carvalho, percorreu o local, entregando panfletos e conversando com a comunidade.

A moradora, Ana Fonseca, falou das dificuldades que tem passado não só em manter a casa limpa, mas também com a saúde da filha, desde que o período de seca se iniciou e as queimadas se intensificaram. “Acho essa ação muito importante, semana passada minha filha inalou tanta fumaça que tive que levá-la ao hospital com falta de ar, optamos em dormir em outro local por conta do cheiro forte e o excesso de cinzas no ambiente. Neste período de pandemia, isso se torna ainda mais perigoso, a gente acaba pensando no pior”, avaliou a moradora.

Com materiais informativos disseminados em outdoors, panfletos, televisão, rádios e via internet, a campanha “Queimadas! Apague essa ideia.”, também reúne parceiros como Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA, e o 17º GBM – Grupamento de Bombeiro Militar. A subsecretária de meio ambiente, Marisa Rodrigues, alerta que os responsáveis pelos incêndios também podem ser penalizados com multa, conforme dispõem as leis ambientais.

“Em caso de queimadas em lotes urbanos, as pessoas podem ligar para o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou denunciar à Secretaria, ligando no 3612-9600, e se possível identificar quem iniciou a queimada, além do endereço completo. Incêndios em áreas rurais e florestas também podem ser informados à Secretaria, ao PREVFOGO por meio do (77) 99971-1454 ou ainda 0800 071 1400, canal de atendimento do INEMA”, informou Marisa Rodrigues.

Durante a visita, foram flagrados queimadas em lotes baldios e pequenos focos iniciais, sanados pela equipe do PREVFOGO.  “A incidência de queimadas aqui no nosso bairro é muito grande, então nos unimos à Secretaria de Meio Ambiente, que está com essa campanha contra as queimadas para através da conscientização, evitar essa prática no nosso bairro. Neste período de tempo seco e pandemia, as queimadas devem ser evitadas ao máximo, esperamos conscientizar para que a população também mantenha seus lotes limpos e bem cuidados”, comentou a presidente da AMOBRE, Rozane Reis.