Prefeitura de Barreiras e Instituto Mosaic reafirmam parceria dentro do Programa Village

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (18) na Prefeitura de Barreiras, o vice-prefeito, Emerson Cardoso e o secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, receberam os representantes do Instituto Mosaic e da Mandú Inovação Social, para fazer um balanço das atividades desenvolvidas dentro do Programa Village em comunidades rurais de Barreiras, bem como, tratar sobre as perspectivas de mais investimentos na área social da Capital do Oeste. Participaram da reunião o diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, Paulo Eduardo, a gerente de Projetos Sociais, Camila Bellenzani, o relações Institucionais, Luiz Maurício, analista de campo Pleno da Mandú, Alan Fernandes e a gerente do programa Village, Cassiele Moraes.

O Instituto Mosaic tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades e realizar ações que promovam o bem-estar, educação de qualidade, formação de pessoas e o fortalecimento de valores essenciais. Uma das iniciativas é o Programa Village, direcionado para produtores com até cinco hectares de terra. A cidade de Barreiras foi a primeira escolhida a receber em 2019 o programa no Brasil, beneficiando 17 famílias, com o aumento considerável em suas rendas após o trabalho de gestão e acompanhamento técnico desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura e Tecnologia, das lavouras na produção de alimentos de forma sustentável e consciente.

No segundo ano do programa, mais 23 famílias já foram selecionadas, cada família recebe apoio e orientação por um ciclo de três anos, até que tenha independência e conhecimento para continuar a gestão do negócio. Para o diretor de Performance Social da Mosaic Fertilizantes, a parceria com a Prefeitura de Barreiras é fundamental para a continuidade das ações.

“A Mosaic traz, através do Instituto Mosaic, o Village, um programa que trabalha com pequenos produtores rurais. Aqui em Barreiras as famílias estão conosco há aproximadamente dois anos, e se preparam para serem grandes produtores e fornecedores dos insumos produzidos. Essa parceria com o poder público na formação dessa rede de direcionamento, de mostrar os caminhos onde os possibilitem a ampliação da produção é muito importante e nos deixa felizes”, pontuou Paulo Eduardo, destacando que a iniciativa oferece acesso à água, por meio da implantação de cisternas ou adequação do sistema de irrigação para um melhor abastecimento e disponibilidade de água.

Educação

A Escola Municipal Antônio Machado é a base educacional do programa Village e recebeu através da Secretaria de Agricultura e Tecnologia e Instituto Mosaic, uma horta dentro do projeto Horta na Escola, assim como a Escola Municipal São João no Povoado do Riachinho. No total, 416 alunos foram atendidos, 45 professores capacitados, duas hortas implantadas e dois kits de irrigação entregues. Para o vice-prefeito, Emerson Cardoso, essa reunião fortaleceu a parceria e possibilitou a discussão de ampliação do programa para novas famílias das comunidades rurais de Barreiras.

Já o secretário de Agricultura e Tecnologia enfatizou que o trabalho desenvolvido pelo Instituto Mosaic em parceria com a Prefeitura de Barreiras, fortalece a cadeia produtiva dos pequenos agricultores e possibilita o desenvolvimento sustentável das diversas culturas trabalhadas. “É satisfatório contar com a parceria do Instituto Mosaic que olha cada família dentro da sua individualidade. Nossos técnicos da Secretaria estão prontos para dar o suporte necessário, e juntos, ampliar as possibilidades dentro do programa Village”, disse José Marques.

Dircom/PMB 19.04.2022