Prefeitura de Barreiras e Forças de Segurança Pública realizam treinamento com Gestores Escolares para ampliar proteção nas Unidades de Ensino do município

A segurança nas escolas tem sido tratada de forma estratégica e integrada, para garantir à comunidade escolar e aos servidores da educação um ambiente seguro. Com essa perspectiva, a Prefeitura de Barreiras e as Forças de Segurança Pública realizaram um treinamento com os gestores escolares das escolas da zona urbana e rural de Barreiras nesta quinta-feira (13), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, apresentando o Plano de  Ações Interinstitucionais de enfrentamento adotado contra as ameaças em ambiente escolar.

Os integrantes do comitê interinstitucional de segurança escolar apresentaram dados, que foram acompanhados pelo prefeito de Barreiras, Zito Barbosa; o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; chefe de gabinete e secretário de Cultura e Turismo, Jeferson Barbosa; secretária de Educação, Gabriela Nogueira; subsecretária Cátia Alencar; secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio; também pelo vereador Valdimiro José, delegados da Polícia Federal, Gideão Ribeiro de Sousa e Micael Granja, comandante de operações de Ronda Escolar e Base Comunitária da PM, Capitão Eder Santos.

Na abertura, o prefeito Zito Barbosa agradeceu a parceria com as forças de segurança pública salientando a importância dos gestores escolares, professores e principalmente o envolvimento dos pais de estudantes nessa mobilização.

“Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus pela oportunidade e muito mais, por Barreiras ter a proteção e conseguir reunir todos os integrantes da Segurança Pública nesse Plano de Segurança Escolar. Estamos atuando através da Educação, Segurança Cidadã, Guarda Civil Municipal junto com a Polícia Militar, Polícia Federal e Civil, para traçar as melhores medidas para proteger nossas escolas. Contamos com a atenção redobrada das famílias, precisamos da sensibilização dos pais dos estudantes nesse processo, e peço aos gestores que confiem neste trabalho conjunto, porque somente com ações planejadas vamos coibir qualquer ameaça”, destacou Barbosa.

Todos os agentes de segurança apresentaram as metodologias adotadas e que podem ser seguidas pelos gestores. O delegado da Polícia Federal, Micael Granja apresentou informações sobre o acompanhamento das denúncias e as principais medidas de segurança que podem ser tomadas diante de ameaças suspeitas.

“A segurança nas escolas hoje é prioridade para todos os órgãos de segurança pública. Estamos acompanhando de perto, identificando falsos perfis, conversas em redes sociais e buscando de maneira célere coibir qualquer disseminação de fake news, relacionada às escolas de Barreiras. Informo aos gestores e professores, que o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, criou o canal https://www.gov.br/mj/pt-br/escolaseguraca, exclusivo para recebimento de denúncias, registradas de forma anônima e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo”, informou o delegado federal.

Os gestores escolares ainda acompanharam a apresentação dos sites oficiais para denúncias, telefones úteis, medidas preventivas e ainda o detalhamento das ações implementados pelas Secretarias de Educação e Segurança Cidadã e Trânsito, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. O comandante da ronda escolar em Barreiras, Cap. PM Edér Santos, informou que além da intensificação das rondas com apoio da GCM, ainda serão realizadas visitas e palestras nas escolas municipais, estaduais e particulares.

Estão disponíveis os canais para denúncia: 190 Polícia Militar, 153 Guarda Civil Municipal e o site  https://www.gov.br/mj/pt-br/escolaseguraca

Dircom/PMB – 14.4.2023