Prefeitura de Barreiras e ACRIOESTE articulam criação de Centro de Excelência em Pecuária e Lavoura

Com o objetivo de alavancar o potencial e desenvolver a vocação natural do município de Barreiras na área da pecuária, uma comitiva composta pelo vice-prefeito Emerson Cardoso, o chefe de gabinete Jeferson Barbosa, o vice-presidente da Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia – ACRIOESTE, Antônio Balbino e os diretores Paulo Afonso Leiro Baqueiro, Stefan Zembrod, Amauri Stracci, José Maria Albuquerque Júnior e Selmo José Cerrato, e o coordenador da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB, Leonardo Paulino, esteve em visitas técnicas ao Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte, à Embrapa Gado de Corte, ambos localizados em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, e ao Centro Tecnológico Dr. Hélio Martins Coelho na Fazenda Canaã, do Grupo Genética Aditiva, localizado em Terenos – MS, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

“O avançar da agropecuária no Oeste da Bahia é muito forte, se nós não fizermos isso como de uma forma que transfira conhecimento, tecnologia e informações, talvez a gente não tenha como dominar plenamente um ambiente que ainda tem muita coisa que desconhecemos em termos de produtividade e produção. Vimos que em Campo Grande existem modelos muito interessantes, estivemos com a EMBRAPA que nos sinalizou uma possibilidade de parceria muito forte, acredito que temos todas as instituições que podem nos ajudar em traduzir isso em uma melhor condição para a pecuária do Oeste”, destacou o vice-presidente da Acrioeste, durante entrevista ao Canal do Boi.

A viagem possibilitou ao grupo conhecer o que há de melhor na área de aprendizagem, inovação e desenvolvimento de tecnologias, voltadas à pecuária de corte e leiteira. A ideia é fortalecer parcerias para impulsionar a criação de um Centro de Excelência em Pecuária e Lavoura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, em Barreiras, para promover desde a capacitação de estudantes e produtores até estudos científicos sobre as características da região Oeste.

“Já somos reconhecidos como uma forte fronteira agrícola que se destaca no Matopiba. Temos reserva hídrica, áreas agricultáveis e potencial de expansão. Além disso, a pecuária também é uma vocação natural da nossa cidade e região. Estamos buscando parcerias para termos acesso à tecnologia e inovação a fim de viabilizarmos uma bovinocultura de corte e de leite mais competitiva”, destacou o vice-prefeito Emerson Cardoso.

Na avaliação dos participantes a missão técnica foi muito oportuna. A prefeitura de Barreiras e Acrioeste ratificaram junto à FAEB e SENAR o interesse de termos um Centro Excelência em nossa cidade e não medirão esforços para concretizar esse plano.