Prefeitura de Barreiras constrói ponte mista na localidade da Forquilha do Rio

Neste início de 2020, a Prefeitura de Barreiras não poupou esforços para manter o ritmo de trabalho das equipes de infraestrutura nas zonas urbana e rural. A localidade da Forquilha do Rio está recebendo a primeira ponte mista em aço e madeira, instalada sobre o Rio de Pedras, com objetivo de suportar a passagem de carga com peso de até 70 toneladas. A intervenção ainda facilitará a chegada dos benefícios do Projeto Vale Produtivo, a rotina dos moradores e o escoamento da produção agrícola.

Na tarde dessa quinta-feira, 30, o prefeito Zito Barbosa, acompanhado do subsecretário de infraestrutura, obras, serviços públicos e transporte Enoque Souza e do vereador Alcione Rodrigues, visitou a comunidade para acompanhar a evolução dos trabalhos. “Esta é uma ponte mista de 17 metros, feita com pilares e vigas de madeira, longarinas e guarda-corpo de aço. O que além de dar mais longevidade à estrutura, viabilizará o transporte escolar, a entrega do calcário, que fornecemos aos pequenos produtores por meio do Projeto Vale Produtivo, bem como o escoamento da produção. Nós acabamos de anunciar a programação oficial do Barreiras Folia, o maior carnaval do interior da Bahia, realizamos grandes eventos como São João, Festival Primavera entre outros, mas as obras são prioridade, nós não deixamos de trabalhar, a Prefeitura só faz a festa porque primeiro fazemos as obras levando os benefícios que a população precisa”, destacou o prefeito de Barreiras.

Segundo o morador Paulo da Silva, é muita felicidade ver uma obra dessas chegando, principalmente aos produtores como ele que se sustentam com a venda dos produtos da terra. “Vai ficar muito melhor do que era antes, até quem nos procura para trabalhar virá com mais frequência, além das vans que voltarão a nos buscar na porta de casa para levar até o centro da cidade”, completou Paulo.

A comunidade da Forquilha do Rio também foi beneficiada com a recuperação de nove quilômetros de estrada vicinal e terá a opção de utilizar mais uma ponte que possibilitará o acesso ao Vau da Boa Esperança, sobre o Rio de Ondas. A Prefeitura de Barreiras também requalificou e já liberou para o trânsito a ponte do Lamarão sobre o Rio de Janeiro há 60 km da sede, na região do Vale do Rio Branco.

Toda a sobra de madeira oriunda das recuperações são reutilizadas na melhoria de novas pontes da zona rural.