Prefeitura de Barreiras celebra mais um Termo de Cooperação Técnica através do Projeto Adote uma Praça

Na última sexta-feira (19), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, celebrou mais um Termo de Cooperação Técnica para manutenção de espaços públicos através do Projeto Adote uma Praça, dessa vez, em parceria com a Construtora e Incorporadora Solare. O ato aconteceu na sala de reuniões do gabinete com a presença do prefeito Zito Barbosa, também do secretário de meio ambiente Demósthenes Júnior, do empresário Henrique Leão e dos estagiários em arquitetura, Lucas Menezes e Lorena Arbo.

O Projeto Adote uma Praça segue as diretrizes determinadas pela Lei Municipal 896/2010, que dentre seus objetivos destaca-se a conservação e embelezamento dos espaços públicos por meio do Termo de Cooperação Técnica entre o poder público e a iniciativa privada. Seguindo esses requisitos, a Solare adotou a Praça da Sustentabilidade Geraldo Nunes, que tem início no cruzamento entre a rua 1º de Setembro e a Ibirapuera, no bairro Renato Gonçalves. Conforme o sócio administrador da Solare, com a celebração do termo será implantado na Praça: o paisagismo, bancos com encosto, bancos paramétricos, parede de escalada, playground de madeira plástica, balanços, gangorras duplas, pergolados, estrutura instagramável, jogos de barras de alongamentos e lixeiras.

“Entendemos que o mercado imobiliário também tem que contribuir com o poder público, com a cidade e com toda comunidade, para estreitar parceria com desenvolvimento de projetos de maneira sustentável. Nossa previsão é iniciar até o final do ano toda uma nova estrutura, para a Praça da Sustentabilidade Geraldo Nunes, para que seja um ponto de encontro de amigos e famílias no Renato Gonçalves. Estamos felizes com essa oportunidade”, destacou Henrique Leão.

Conforme a Lei Municipal, a assinatura do Termo de Cooperação estabelece um período de até dois anos para que o logradouro fique sob a responsabilidade da empresa requerente, podendo ser prorrogada por igual período. De acordo com o secretário Demósthenes Júnior, as empresas ou entidades interessadas em aderir ao projeto deverão fazer o requerimento junto a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, indicando a área pública que pretendem adotar e aguardarem a avaliação das possibilidades de adoção.

Na oportunidade, o prefeito de Barreiras enfatizou a importância dessa parceria com a iniciativa privada, favorecendo significativamente no desenvolvimento do município. “Cuidamos de Barreiras com muito carinho desde sempre, transformamos o paisagismo de toda cidade e seguimos com a limpeza e o cuidado diariamente. Parcerias como essas, fortalecem ainda mais as ações realizadas pelo poder público, deixando nossa Capital do Oeste ainda mais desenvolvida, bonita e organizada, e essa parceria beneficia ambas as partes, evidenciando assim, que essa empresa tem preocupação com o meio ambiente e os espaços públicos. Com essa iniciativa da Solare, esperamos sensibilizar outros empresários a aderir essa proposta, contribuindo para o bem-estar da população. Ficamos bastante satisfeitos com a iniciativa, com a certeza que já deu certo”, declarou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 22.08.2022