Prefeitura de Barreiras avança com implantação de energia elétrica nas comunidades rurais das regiões do Rio Branco e Rio de Janeiro

Considerado um dos principais fatores que motiva o desenvolvimento local, a energia elétrica também traz transformações no bem-estar da população. Essa mudança na qualidade de vida tem ficado cada vez mais próxima para os moradores das comunidades rurais de Barreiras localizadas nas regiões do Rio Branco e Rio de Janeiro, como Cachoeira do Acaba Vida, Palmeira, Cabeceira do Sucuriú, Marimba, São Vicente, Brejo Seco, Riacho Dantas e Mangabeira.

O processo de eletrificação nessas comunidades rurais realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Infraestrutura está em fase de finalização das instalações de postes e cabos de energia elétrica, e o objetivo é levar qualidade de vida e praticidade na produção agrícola. Visitando as obras na comunidade São Vicente, o prefeito Zito Barbosa destacou a importância da energia elétrica para todos.

“Não podíamos aceitar que em pleno século XXI essas comunidades continuassem sem acesso a energia elétrica, e todos os benefícios que ela trás, por isso assumimos o compromisso de executar com recursos próprios, a construção da rede elétrica para atender essas pessoas tão dignas desse benefício. Independentemente do tamanho da comunidade, estamos nos esforçando para levar qualidade de vida a essas famílias. Aqui no São Vicente, instalamos um pouco mais de 6 km de energia elétrica de alta tensão para atender as sete famílias que moram nessa região. Vamos seguir cumprindo nosso compromisso de cuidar das pessoas na cidade e no campo, essa é a melhor maneira de agradecer a confiança do povo de Barreiras em nossa gestão”, destacou o prefeito, Zito Barbosa.

Seu Telvino de Oliveira da Cruz que mora na comunidade São Vicente há mais de 56 anos, ao lado da esposa Ivaneide Pereira, comemora essa conquista para a comunidade. “Não entendíamos os motivos de ainda não ter chegado energia elétrica em nossa região, já tínhamos perdido as esperanças, mas agora teremos energia na nossa porta, sem transtornos”, pontuou.

Da mesma esperança vive dona Leiliane Rodrigues que conta os minutos para viver o tão esperado momento de beber água gelada, assistir televisão e até mesmo ligar o ventilador. “Moro aqui há 34 anos, minha mãe tem muito mais tempo, e a gente não tínha mais esperança para esse momento que estamos acompanhando de perto. Quando vi o início da instalação dos postes, comecei a ver meu sonho sendo realizado, realmente através dessa iniciativa da Prefeitura poderei tomar água gelada, já comprei até a geladeira”, disse emocionada.

Com as obras em fase conclusiva, após a instalação dos ramais de média e baixa tensão, o próximo passo será a instalação dos transformadores e a ligação da energia elétrica diretamente nas casas.