Prefeito Zito Barbosa participa da abertura do I Congresso de Ginecologia do Oeste Baiano realizado em Barreiras

Nos dias 10 e 11 de junho, Barreiras sediou o I Congresso de Ginecologia do Oeste Baiano – COGOB, promovido pela médica Adriana Barreto em parceria com as Ligas Acadêmicas de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Universitário São Francisco de Barreiras (Unifasb/Uninassau) e Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que contou também com o apoio da Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Zito Barbosa, participou da abertura oficial do Congresso acompanhado da primeira-dama Marisete Bastos, do vice-prefeito Emerson Cardoso, do secretário de saúde, Melchisedec Neves e da subsecretária, Jamile Rodrigues.

O I Congresso de Ginecologia do Oeste Baiano que oportunizou profissionais e acadêmicos a uma discussão atualizada dos principais temas com a participação de mais de 30 profissionais médicos de ginecologia e áreas afins, contou ainda com a participação do coordenador do curso de medicina da Unifasb, Dr. Angevaldo Lima, da UFOB, professor Dr. Lancaster Diniz e do diretor do Centro de Ciências Biológicas e Saúde da UFOB, professor Dr. Rafael Simões. Uma média de 36 palestras foram ministradas ao longo dos dois dias do I COGOB, com a participação de profissionais como Dr. Hugo Maia, Dr. Peres Barreto, Dr. Emerson Realle, Dr. Elio Kimura, Drª Jeanne Barbosa, Drª Aline Neuman, Dr. Paulo Henrique, Dr. Tiago Melo, Drª Alba Dias, dentre outros.

“A parceria é tudo. Agradeço a presença de todos os envolvidos neste primeiro congresso realizado pelos estudantes da Unifasb e UFOB, somos uma região forte, a medicina vem crescendo muito, e aqui neste Congresso, está sendo mostrado todo esse potencial. Estamos muito felizes, essa é apenas uma sementinha, tenho certeza que virá muitos outros momentos como este, importantes para nossa região”, destacou a médica Adriana Barreto.

Para o secretário de saúde, o momento foi oportuno para abordar conteúdos relevantes para os profissionais, como também para os pacientes. “Barreiras concentra a maior oferta de equipamentos de saúde regional, com diversas estruturas e equipamentos de saúde na rede municipal e uma ampla oferta de equipamentos de saúde na iniciativa privada, além das ofertas de serviços, pesquisa e extensão dos cursos de medicina da UFOB, Unifasb e de outras Faculdades. A realização de fóruns e congressos como este, amplia e aprimora os conhecimentos, principalmente dos atuais e futuros profissionais. Recentemente, nós realizamos o Fórum Macrorregional de Toxoplasmose Congênita e Gestacional da Rede Materno e Infantil, temática também importante para a região”, pontuou Melchisedec Neves.

Ao felicitar os congressistas, o prefeito de Barreiras salientou que gestão municipal nos últimos cinco anos tem imprimido um novo dinamismo a Capital do Oeste, com a completa transformação das estruturas públicas de saúde, atraindo cursos de Medicina e investimentos que consolidam Barreiras como um dos mais importantes polo de saúde do Estado da Bahia.

“Parabenizo a todos os envolvidos neste primeiro congresso de ginecologia realizado em Barreiras, mostrando que podemos fazer o que já é feito em grandes cidades e capitais. Avançamos a cada dia na oferta de serviços de saúde com qualidade, assumimos a Prefeitura com pouco mais de 30% da cobertura da Atenção Primária à Saúde e já alcançamos mais de 80%, requalificamos as unidades de saúde existentes e construímos 14 novas unidades, tanto na cidade como na zona rural, inauguramos o primeiro Centro de Parto Normal do Oeste da Bahia e a segunda maior estrutura de saúde da região, o Centro Especializado de Reabilitação (CER II – Aníbal Barbosa Filho) e estamos avançando com a licitação da construção do primeiro Hospital Municipal de Barreiras, e poderemos assim, ofertar uma atenção redobrada aos estudantes de medicina e das outras áreas da saúde. Muito obrigado aos organizadores e palestrantes por esse momento realizado em nossa cidade, contem sempre com o apoio da Prefeitura nestes eventos”, declarou Zito Barbosa.

Dircom/PMB – 13.06.2022