Prefeito Zito Barbosa lança oficialmente a Semana Municipal da Agricultura e Sustentabilidade no Vau da Boa Esperança

Rodeado pela natureza e belezas naturais que formam o eixo de comunidades rurais do Rio de Ondas, o prefeito Zito Barbosa acompanhado da primeira dama Marisete Bastos, vice-prefeita Karlúcia Macêdo, do presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, vereador Otoniel Teixeira e secretários municipais estiveram nessa manhã de segunda-feira, 22, no povoado do Vau da Boa Esperança para o lançamento oficial da Semana Municipal da Agricultura e Sustentabilidade e das ações do Projeto Vale Produtivo na região.

Realizada pela Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia, a programação mobilizará durante toda a Semana, os agricultores para o intercâmbio de técnicas e conhecimento da agricultura sustentável. Com uma extensa agenda, haverá incentivo as Hortas nas Escolas, atividades educacionais de conscientização ambiental com visita ao projeto Mundo Lindo, o Dia de Campo: Cultivo de Hortaliças em sistema de gotejamento na comunidade de Vereda das Lages, e no dia 28 a comemoração do Dia do Agricultor na Caravana da Cidadania que será realizada na comunidade do Bezerro.

Durante o evento, ainda foram lançadas as Ações do Projeto Vale Produtivo no eixo de comunidades rurais do Rio de Ondas, para o período 2019/20. Essas comunidades irão receber assistência técnica com hora máquina para aração de terras e a doação de calcário para correção de solo. O produtor Justino, que reside no povoado de Extrema, comemorou e garante que as ações do Vale Produtivo já proporcionaram o aumento na produtividade de sua plantação de mandioca. “Nos últimos dois anos tudo tem melhorado com os amigos da Secretaria de Agricultura nos auxiliando. Eles já foram à minha roça, me deram dicas importantes até para matar as pragas e minha terra agora tá muito produtiva”, comemorou.

Ao ar livre, produtores da agricultura familiar e moradores das 16 localidades próximas acompanharam o lançamento. “Comemoramos o Dia do Agricultor no dia 28 de julho, e este ano ganhamos de presente a Semana Municipal de Agricultura e Sustentabilidade, instituída pela Lei nº 1.363, 23 de abril de 2019. Juntos, vamos realizar diversas atividades e principalmente valorizar esses homens e mulheres vocacionados no campo. Também estaremos aqui com horas máquina, aração e correção de solo, contribuindo com a produtividade e tudo isso, com apoio de parceiros, das secretarias de educação e meio ambiente, e dos nossos agricultores”, salientou o secretário de agricultura, José Marques.

O prefeito Zito Barbosa rodeado pelos moradores e agricultores, fez questão de parabenizar todas as comunidades rurais circunvizinhas que movimentam a agricultura familiar e as mulheres da comunidade do Vau, que são conhecidas pelos biscoitos, ginetes e doces.
“O projeto Vale Produtivo foi concebido para proporcionar apoio e suporte técnico a todos vocês, agricultores familiares que são os motores da economia, que levam para as feiras, supermercados e comércio, o alimento fresco e de qualidade. Por isso, estaremos aqui com patrulha mecanizada, calcário, e todo o suporte técnico contribuindo com o aumento da produtividade local. Não podemos deixar de falar das mulheres dessas comunidades, com seus doces e biscoitos que já são apreciados pelos moradores da cidade e visitantes, que reconhecem a qualidade e o sabor dos produtos da terra. Por isso é uma alegria muito grande realizar aqui no Vau da Boa Esperança a abertura da Semana da Agricultura e Sustentabilidade, será uma semana extremamente proveitosa para o homem do campo, e no dia 28 vamos festejar o Dia do Agricultor na comunidade do Bezerro com a Caravana da Cidadania, como forma de gratidão a estes bravos homens e mulheres”, finalizou o prefeito Zito Barbosa.

Além da população do Vau da Boa Esperança, Mucambinho, Extrema e outras comunidades, o evento reuniu os secretários municipais: Cátia Alencar (Educação), Gislaine Barbosa (Administração), Júnior Sampaio (Segurança Cidadã e Trânsito), Anderson Vian (Saúde), João Sá Teles (Infraestrutura) subsecretário Enoque Sousa, Demosthenes Júnior (Meio Ambiente), a chefe de gabinete Marileide Carvalho, o professor da UNEB, Reginaldo Cerqueira e os representantes da Associação Joaquim Rodrigues Júnior (presidente) e Maria da Páscoa (vice presidente).