Prefeito Zito Barbosa entrega UBS Emilly Raquel e Sistema de Informatização da Saúde de Barreiras

A manhã dessa sexta-feira (01) foi considerada histórica para a comunidade barreirense. O prefeito Zito Barbosa, acompanhado do secretário de saúde, Anderson Vian, entregou à população, a Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel e o Sistema de Informatização da Saúde do município. As novas conquistas foram celebradas com a presença da sociedade civil organizada, da Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Profª Drª Iracema Veloso, presidente da Câmara de Vereadores, Eurico Queiroz, vice-presidente, João Felipe, presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias (SINDACS), Luciano Pereira, do representante da PR Sistema, Luciano Damasceno, vereadores, secretários e equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Após o período de reestruturação, a UBS Emilly Raquel, que fica no centro da cidade, continuará com o atendimento pediátrico e outras especialidades como: clínica médica, pré-natal, odontologia, preventivo, vacinas, enfermagem, e também acompanhamento ao nutricionista. Com a ampliação de serviços, a UBS irá atender além das crianças, os moradores dos bairros Renato Gonçalves, Aratu, Vila Jurí, Vila Regina, Sandra Regina I e II.

“Essa nova Unidade Básica de Saúde foi restruturada com o objetivo de ofertar um leque maior de especialidades, passando a atender além das crianças, seus pais e a população em geral. A oferta ampliada de especialidades com certeza irá diminuir as filas em outras unidades da cidade, evitando assim que as pessoas fiquem muito tempo à espera do atendimento básico de saúde”, disse o secretário Anderson Vian.

De olho na inovação e agilidade necessária aos serviços e atendimentos de saúde no município, a Prefeitura implantou o Sistema de Informatização da Saúde. Foram entregues aos 263 Agentes Comunitários de Saúde, tablets que serão usados a partir desse mês, como ferramenta principal de trabalho. O equipamento servirá para alimentar o sistema de monitoramento que será realizado continuamente nas residências.

Toda capacitação dos servidores da Secretaria de Saúde, dentre eles os Agentes Comunitários, está sendo realizada pela empresa PR Sistema, especializada em desenvolvimento de sistemas de gestão em saúde. De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, Luciano Pereira, o aparelho eletrônico irá contribuir de forma positiva nos acompanhamentos realizados pelos agentes.

“Este ato representa hoje uma grande evolução na saúde pública de Barreiras, o SINDACS atende uma média de 40 municípios na nossa base territorial e tem acompanhado ativamente as reivindicações de melhoria no ambiente de trabalho. A entrega desse novo instrumento de trabalho que visa absorver os dados, sincronizar em tempo real todas as informações necessárias, irá contribuir para um melhor acesso à saúde pela população. A visita dos agentes de saúde estava perdendo a essência e agora as suas atribuições estarão integradas junto à equipe das unidades de saúde”, avaliou.

Destacando a prioridade com que a gestão vem cuidando da saúde no município, o prefeito de Barreiras, enfatizou o esforço desempenhado pela administração para reestruturar a atenção básica e ofertar uma saúde cada vez mais humanizada e de qualidade à população barreirense.

“Assumimos a Prefeitura em 2017 com apenas 39% da cobertura da atenção básica, já elevamos para mais de 60% e o nosso objetivo é chegar aos 90% ao final da nossa gestão. Com a implantação da Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel, ampliaremos nosso atendimento para mais de 15 mil pessoas por mês, sem deixar de priorizar o atendimento pediátrico as nossas crianças. Iremos iniciar a construção de mais 11 unidades de saúde em Barreiras, cinco na zona rural e mais seis na zona urbana, e assim iremos ofertar um serviço de qualidade e mais humanizado para aqueles que realmente precisam, esse é o nosso compromisso”, destacou Zito.