Prefeito Zito Barbosa entrega a Estação Cidadania – um equipamento destinado à promover a inclusão social, cultura e esportes

Dentre as 27 obras entregues pelo prefeito Zito Barbosa durante cerimônia que marcou os 130 anos de Barreiras, nesta quarta-feira (26), a Estação Cidadania chega para garantir às pessoas que vivem em áreas de vulnerabilidade social, um espaço para realização de atividades socioculturais, socioassistenciais, recreativas, esportivas, de formação e de qualificação.

O prédio, localizado na Cascalheira, que inicialmente recebia a denominação de Centro de Artes e Esportes Unificados –CEU, possui em seu espaço físico biblioteca, telecentro, salas multiuso, espaço Mais Cultura, equipamentos esportivos (quadra poliesportiva, pista de skate, parquinho) e abrigará o Centro Referência de Assistência Social V (CRAS V). “Trata-se de um local que integra programas e ações setoriais, com o objetivo de ampliar o acesso aos serviços públicos, promover o desenvolvimento econômico e social, a cidadania e a garantia de direitos em áreas de vulnerabilidade social”, explica a secretária de Assistência Social, Karlúcia Macêdo.

O espaço oferecerá atividades aos moradores da Cascalheira, Vila Amorim, 29 de Julho e demais bairros no entorno e terá como público-alvo desde crianças e adolescentes até idosos. As equipes da Secretaria de Assistência Social e Trabalho já realizaram oficinas prévias de mobilização social para levar até as pessoas o sentimento de apropriação do novo equipamento. “Buscamos aproximar e capacitar grupos da comunidade para que possam exercer, em parceria com o poder público local, a gestão do equipamento, incluindo o planejamento dos usos, fortalecendo o trabalho conjunto em torno do mesmo e de outros projetos e políticas públicas que venham a ser implementados no local”, diz a assistente social responsável técnica pelo projeto, Keila do Nascimento Moreira.

A Estação Cidadania é um projeto idealizado em conjunto pelos Ministérios da Cultura, Esporte, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Justiça e do Trabalho e Emprego e viabilizado com transferência de recursos da União aos municípios ou Distrito Federal.

Dircom/PMB – 27.05.2021