Prefeito Zito Barbosa e comitiva visitam Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Jundiaí-SP e assinará protocolo de intenções para parceria entre os municípios

Com foco na construção de uma cidade do futuro inteligente, sustentável e humana, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, esteve nesta quinta-feira (10) na cidade de Jundiaí-SP conhecendo de perto o sistema de gestão de resíduos sólidos que é uma das referências nacionais neste tipo de prática urbana sustentável.

O prefeito de Barreiras foi recepcionado pelo prefeito da cidade, Luiz Fernando Arantes Machado. Zito esteve acompanhado do vice-prefeito eleito Emerson Cardoso, do secretário de desenvolvimento e urbanismo da Bahia, Nelson Pelegrino, do ex-titular da SEDUR, Demir Barbosa, do secretário municipal de meio ambiente e turismo, Demosthenes Júnior e Érica Seixas, representando o Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (CONSID). A comitiva conheceu o trabalho feito na sede do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Jundiaí, que funciona no Geresol, no Distrito Industrial.

Satisfeito com as inovações que irão contribuir na implantação do sistema de Barreiras, Zito Barbosa pontuou os benefícios do Sistema de Gerenciamento e Tratamento Sustentável que possibilitará que o município se torne referência na Bahia como cidade mais sustentável e aconchegante.

“Fizemos questão de conhecer detalhadamente como é realizado todo o processamento, gestão dos resíduos e seu descarte apropriado, nessa cidade que é referência para o País. Foi uma visita muito proveitosa para avançarmos na implantação do Centro de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos em Barreiras, com foco na integração social e a educação ambiental que contará com um amplo sistema com elementos necessários para a gestão e operação de unidades de recebimento e tratamento de resíduos sólidos de toda cidade”, pontuou Zito Barbosa.

Além da visita técnica, os gestores de Barreiras e Jundiaí iniciaram os ajustes para a assinatura de um Protocolo de Intenções, que irá formalizar uma parceria entre os dois municípios, para compartilhar experiências na gestão e tratamento de resíduos sólidos. “Buscamos este modelo que está dando certo aqui. Temos interesse na assinatura de um protocolo de intenções para compartilhar experiências”, destacou o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa.

O prefeito Luiz Fernando Machado se colocou à disposição da comitiva para viabilizar a cooperação. “Tivemos uma conversa muito positiva e fortalecemos nossa relação com o estado da Bahia, que assim como Jundiaí está comprometido com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos”, disse o prefeito. Os gestores de Jundiaí, José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças) e Adilson Rosa (Infraestrutura e Serviços Públicos), além do presidente da DAE Jundiaí, Eduardo Palhares, também estiveram presentes no encontro.