Prefeito Empreendedor: Prefeitura de Barreiras tem dois projetos contemplados e recebe visita técnica do Sebrae

Um programa de reconhecimento aos prefeitos que implantam projetos com resultados comprovados, focado no desenvolvimento dos pequenos negócios do município, essa é a proposta do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Barreiras, por sua vez, inscreveu dois projetos, onde ambos foram contemplados e recebeu na tarde desta quarta-feira (27), a visita do consultor do Sebrae, José Dilson Abreu com a finalidade de confirmar informações dos projetos e coletar materiais que serão utilizados no relatório de classificação como evidências das realizações. Os projetos em destaques são “Barreiras: Social e Empreendedora”, que concorre na categoria, Cidade Empreendedora e o projeto “Barreiras: Um Vale Produtivo e Sustentável’’, que concorre na categoria Inovação e Sustentabilidade.

Participaram da visita técnica a assessora Especial da Prefeitura de Barreiras, Marileide Carvalho, que coordenou a construção e levantamento de dados, a assistente Letícia Sampaio, o secretário e subsecretária de Agricultura e tecnologia, José Marques e Manuela Maia, assessor Francisco Neto, o secretário e subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior e Marisa Costa, os assessores Maria da Penha e Kaíque Carvalho, a secretária de Administração, Gislaine Barbosa, o secretário de Indústria e Comércio, Roberto de Carvalho, o assessor Arnaldo Trindade, a diretora do Trabalho da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, Denise Mesquita, e a coordenadora da Sala do Empreendedor, Queila Abdala.

Na reunião, foram apresentados os projetos que contribuem de forma efetiva para o crescimento econômico, ambiental e social do município. In loco, foi realizada visita pelo consultor na Casa do Empreendedor, no Viveiro Municipal, no Parque Engenheiro Geraldo Rocha e na Secretaria de Agricultura e Tecnologia. Além dos materiais físicos coletados entregues, foram selecionados e entregues mídias de reportagens, vídeos com depoimentos e transformações das áreas e comunidades/pessoas contempladas no desenvolvimento dos projetos.

“A minha visita ao município de Barreiras é para realizar mais uma etapa da avaliação do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que é um reconhecimento do Sebrae pelas boas práticas desenvolvidas pelos gestores. Os projetos encaminhados passam por um crivo de uma avaliação técnica especializada, e quando o município é pré-selecionado, nós vamos a campo visitá-lo para certificação, e esse hoje é meu objetivo, me certificar de que esses projetos aconteceram e estão acontecendo a contento, para que isso sirva de base para avaliação e concessão do prêmio”, destacou o consultor José Dilson.

Assim, o projeto Barreiras: Social e Empreendedora busca fomentar o empreendedorismo social, de negócios, individual, informal, verde e intraempreendedorismo, por meio de ações coordenadas com a Secretaria de Assistência Social e Trabalho a fim de mitigar a situação de vulnerabilidade social dos jovens. O Projeto também incentivou o protagonismo social destes jovens, oferecendo a eles instrumentos e conhecimento para modificarem a si e a comunidade em que vivem. O Projeto Barreiras: um vale produtivo e sustentável já beneficiou 3.300 empreendedores rurais com ações voltadas para a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) em empreendimentos rurais, já capacitou 1.500 empreendedores rurais e profissionais ligados ao meio rural, bem como beneficiou diretamente 1.560 empreendedores e indiretamente 137.427 habitantes com ações de fortalecimento a comercialização de produtos oriundos do meio rural.

“Essa seleção dos projetos inscritos pela Prefeitura de Barreiras, ratifica a qualidade e compromisso da Gestão Municipal sempre preocupada em tornar Barreiras uma cidade inovadora, sustentável e empreendedora, possibilitando maiores oportunidades e melhor qualidade de vida ao povo, considerando o grande potencial econômico da região, que nos promove em desenvolvimento o ranking de capital do oeste, e vale destacar que ambos os projetos perpassam por todas as equipes das secretarias”, pontuou a assessora Marileide Carvalho.

Dircom/PMB 28.04.2022