Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, entrega Planta Georreferenciada do perímetro do Assentamento Rio de Ondas

Após 27 anos de espera, os presidentes do Assentamento Rio de Ondas, Vilas 1, 2, 3, 4 e a Vila Nova Esperança, receberam das mãos do prefeito Zito Barbosa e do secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, a planta georreferenciada da área do assentamento que perfez um total de mais de 13 mil hectares na divisa entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, sendo que aproximadamente 8 mil hectares ficam localizados em Barreiras.

O ato de entrega aconteceu nesta sexta-feira (4), na Vila 4, do Assentamento Rio de Ondas, que também contou com a presença da primeira-dama, Marisete Bastos, vice-prefeito, Emerson Cardoso, secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, subsecretária de Agricultura e Tecnologia, Manuela Maia, diretora da secretaria de Agricultura e Tecnologia, Ingrid Karen, assessor técnico, Francisco Neto e do secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Kenni Henke.

De acordo com o secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, esse ato é a continuação das ações de uma série de atividades já realizadas no assentamento, onde através do Programa Titula Brasil, a Prefeitura de Barreiras vem intensificando ações para a regularização fundiária do assentamento. “O primeiro passo para o processo de regularização foi dado, e aqui estamos entregando a planta georreferenciada com as definições de limites entre os dois municípios. Desde a última reunião que realizamos no assentamento, foi explicado aos representantes e moradores das Vilas a forma que faríamos esse processo, e assim foi feito. A próxima etapa é protocolar essas peças técnicas junto ao INCRA e com a anuência da instituição, iniciar o parcelamento dos lotes”, destacou José Marques.

O presidente da Vila Nova Esperança muito feliz e emocionado, afirmou que agora ele tem a esperança de dias melhores para o Assentamento Rio de Ondas. “Essa data vai ficar marcada para sempre em nossas mentes, é o primeiro passo para conseguirmos a nossa titulação. Nós da comunidade queremos seguir com os nossos projetos de agricultura familiar e contando sempre com o apoio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia. Quero aqui agradecer de modo especial a Prefeitura de Barreiras, pelo empenho nesta definição, a partir de agora estamos cientes de qual o município a Vila Nova Esperança pertencente, no caso Barreiras, conforme marcos implantados, e isso, só nos trará benefícios, eu agora mais do que nunca, acredito que estamos dando um passo largo em busca da nossa tão sonhada regularização. Muito obrigado por ouvirem a nossa demanda e estarem buscando junto às instituições a solução para os nossos pedidos”, disse Hudson Batista.

O prefeito Zito Barbosa, agradeceu a presença do secretário de Agricultura e equipe do município de Luís Eduardo Magalhães e reafirmou o compromisso da Prefeitura de Barreiras em intensificar as ações na localidade, bem como da parceria constante com o município vizinho. “O nosso objetivo principal é buscar junto ao INCRA, através do Programa Titula Brasil, a regularização dos lotes, terrenos e casas do Assentamento Rio de Ondas, e hoje, foi dado um importante passo. Cada degrau que a gente sobe, aproxima-se da resolução das demandas dos moradores desses assentamentos. Reafirmo para todos vocês, que o nosso empenho vai continuar para que possamos resolver o problema em definitivo. Hoje meu sentimento é de muita alegria e gratidão a Deus, o que está acontecendo aqui é algo que vocês achavam ser impossível, pelo tempo que esperaram, mas esse é o nosso compromisso e da nossa gestão, trabalhar com dedicação e planejamento para que seja possível resolver os problemas. Nosso agradecimento ao secretário José Marques e sua equipe, ao INCRA e ao município de Luís Eduardo pela parceria. Vamos seguir trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa população, na cidade e na zona rural”, destacou Barbosa.

Dircom/PMB 04.03.2022