Pequenos agricultores recebem kits de irrigação entregues pela Prefeitura de Barreiras e Abapa

Agricultores que cultivam pequenas áreas nas localidades de Nanica, Ilha da Liberdade, Alto da Boa Vista, Km 32, Assentamentos Rio de Ondas e Santa Rita além de assistência técnica, correção de solo e sementes que recebem da Secretaria de Agricultura, ganham um reforço extra, com kits para irrigar as culturas. A entrega de 15 kits compostos por mangueiras, canos e conexões é resultado da parceria entre Prefeitura de Barreiras e Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa).

A entrega simbólica de seis equipamentos foi feita pelo secretário de Agricultura José Marques e o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais, nesta quinta-feira (15). Como forma de evitar aglomerações, os outros nove serão entregues na próxima semana diretamente nas propriedades. Dentre os critérios levados em consideração para a seleção dos produtores destacaram-se o perfil e a aptidão para a agricultura e produção. São trabalhadores rurais que plantam em média, meio hectare e cultivam tomates, folhosas, morangos, fruteiras e milho verde.

“Temos um banco de dados de todos que se dedicam à agricultura familiar, em Barreiras. Alguns já adotaram os kits de irrigação e tiveram ganhos consideráveis nas produtividades, a parceria com a Abapa proporcionou e continua garantindo melhores resultados. Agora, com recursos próprios, vamos adquirir 50 kits, já autorizados pelo prefeito Zito Barbosa, assim, mais pessoas serão contempladas com as ações de apoio oferecidas pela Secretaria”, destacou José Marques.

O agricultor do km 32, Josemilton Souza, foi um dos que receberam o kit de irrigação. Ele conta que já utiliza um kit que comprou com recursos próprios e está instalado em uma área onde cultiva três mil pés de tomate. Agora, o novo kit garantirá a abertura de uma área onde vai semear cinco mil pés de pimentão. “É bom demais, antigamente não tinha assistência técnica nem apoio. Hoje, economizo mão de obra, adubo e não tem desperdício. O apoio que recebo da Secretaria de Agricultura faz uma grande diferença”, disse.

Parceria – A disseminação de tecnologia entre os pequenos agricultores de Barreiras é o eixo de sustentação da parceria entre a Secretaria de Agricultura e a Abapa. Este já é o quarto ano da parceria com a distribuição de 32 equipamentos que estão garantindo a sustentabilidade econômica das famílias assistidas. “É uma ideia que nasceu pequena, mas que aos poucos está se consolidando”, disse o diretor da associação, Lidervan Morais, durante a entrega. “A assistência técnica é importante, mas, o que vai diferenciar no resultado final é o empenho de cada um”, destacou, ao falar com os agricultores.

Dircom/PMB – 15.04.2021