Partiu!#Testagem: Prefeitura de Barreiras inicia testagem em estudantes da rede municipal

Nesta segunda-feira (8), a Prefeitura de Barreiras, através das Secretarias de Saúde e Educação, por meio da Vigilância Epidemiológica (VIEP), iniciou a testagem em estudantes da rede municipal de ensino, seguindo com o objetivo de monitorar, identificar e isolar casos da Covid-19 no município. A ação PARTIU!#TESTAGEMNASESCOLAS começou pela Escola Municipal Iazinha Pamplona, bairro Jardim Ouro Branco e conta com a parceria da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

Atualmente, Barreiras têm 26 mil estudantes matriculados na rede municipal, sendo Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II. De acordo com o coordenador da VIEP, Lucas Andrade, nesse primeiro momento será testado até 20% dos estudantes de cada sala de aula com 13 anos acima, com testes rápidos e coleta de amostras para o RT-PCR, que é o padrão ouro na detecção do coronavírus. As amostras coletadas serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen/BA).

“O PARTIU!#TESTAGEMNASESCOLAS, foi criado pelo governo do estado com objetivo de investigar como a doença está se comportando neste momento, uma vez que tem tido porcentagens baixas de casos positivos. Em Barreiras, nossa meta é fazer a testagem em todas as escolas municipais, para esse procedimento é realizado um sorteio aleatório com autorização prévia dos pais ou responsáveis. Dando positivo através da coleta, será realizado todo protocolo sanitário com monitoramento dos estudantes e familiares”, pontuou Lucas.

Para a diretora da Escola Municipal Iazinha Pamplona, a ação traz tranquilidade para a gestão, professores e estudantes, principalmente a partir de agora em que o retorno das aulas passa a ser 100% presencial. “Hoje com esse retorno de todos na escola a felicidade foi contagiante. Sabemos que segurança total somente quando essa pandemia acabar, a testagem iniciada com nossos estudantes dará maior segurança para todos, principalmente os das séries do 8º e 9º ano”, disse Sônia Escobar.

Após conclusão das coletas na Escola Municipal Iazinha Pamplona, as equipes da VIEP realizarão as testagens nas Escolas Octávio Mangabeira Filho, Mirandolina Ribeiro Macêdo e Professor Itarajú Queiroz. Segundo a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve permanecer com os cuidados individuais seguindo com os protocolos já definidos no município.

“Estamos muito satisfeitos com esse retorno das aulas 100% presenciais no município que coincidiu com o início desse projeto que busca monitorar a Covid-19. Nossas escolas estão preparadas para receber com segurança os estudantes e seguiremos o protocolo com todas as medidas, desde a entrada na escola, no horário do recreio e em demais espaços da escola”, explica Gabriela Nogueira.

Dircom/PMB – 08.11.2021