Parceria entre Prefeitura de Barreiras e Rotary Club promove sábado de ação social

A manhã de sábado (15) foi exclusivamente dedicado à saúde no Centro de Abastecimento de Barreiras – CAB.  Equipe do Rotary Club Barreiras Rio de Ondas em parceria com as Secretarias de Saúde, Assistência Social, Infraestrutura e Segurança Cidadã, desenvolveram o projeto Rotary Day é Saúde, com objetivo de promover saúde para a comunidade que também aproveitaram a oportunidade para se consultar e conhecer os cuidados essenciais com a saúde.

“O Rotary Day Saúde é um evento internacional, acontece uma vez ao ano, mas devido ao sucesso dessas ações, estaremos promovendo outras ações ao longo de 2019. A ideia é promover ação em saúde de forma gratuita, e para acontecer precisamos dessa parceria com a Prefeitura e outros órgãos sociais, instituições e entidades. O lema do Rotary é ‘dar de si, antes de pensar em si’, então é muito gratificante essa doação de tempo em prol de uma saúde com qualidade”, explica Magda Cunha, coordenadora do Rotary Day Saúde.

De acordo com a coordenação do evento, mais de 300 pessoas passaram pelo estacionamento do CAB. A equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou exames de H.I.V, Hepatite B e C com orientação ao público. Já na unidade móvel, teve atendimento ao clínico geral e atendimento odontológico com distribuição de kit de escovação.

Dona Juscimária Conceição é moradora da Vila Brasil, aproveitou a oportunidade e avaliou a pequena Talita de oito anos. “Vim trazer minha filha para a aula de inglês quando passei em frente à essa estrutura e resolvi consultar com o clínico e aproveitei a oportunidade e fiz também uma avaliação odontológica na Talita. Gostei bastante dessa proposta, da estrutura e do carinho que fui recebida”, disse Juscimária.

O dia social também contou com o apoio do HEMOBA que realizou no local cadastro de medula óssea e incentivo à doação de sangue, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), da Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), e da OAB, que contou com a parceria do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) explanando o papel da mulher na sociedade e os cuidados que o CRAM oferece em casos de violência. “Ainda existe muitas mulheres que desconhecem o trabalho realizado em Barreiras através do CRAM contra as várias formas de violência à mulher, por isso, participar de eventos como esses idealizado pelo Rotary é importante. Hoje foi o dia também de informar a sociedade, principalmente o público feminino dos seus direitos” destacou a advogada Irenilta Castro.