Parceria entre Prefeitura de Barreiras e Embasa leva água potável aos moradores do Boqueirão do Sirico

Moradores do Boqueirão do Sirico, zona rural de Barreiras, comemoram a chegada da água tratada na comunidade, implantada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em parceria com a Prefeitura de Barreiras. Ainda em fase de teste, a extensão de cerca de quatro mil metros de rede distribuidora, vai beneficiar inicialmente 18 famílias.

O tão esperado sonho se tornou realidade para dona Maria Josefa de Souza, que aos 76 anos, festeja a chegada da água tratada saindo das torneiras. “Esse é um sonho que parecia longe de ser realizado, nesse período em que começa a estiagem estamos radiantes com essa novidade, agora bem próximo da gente, é só abrir a torneira e ver essa maravilha que é a água tratada. É uma verdadeira benção”, disse.

O atendimento ao Boqueirão do Sirico só foi possível graças ao investimento anterior em rede e reservatórios que atendeu, há dois anos, 3,3 mil moradores das localidades do Barrocão, Bebedouro e Passagem Fundo, a partir do sistema que capta e trata água do Rio Grande. Conforme o secretário de infraestrutura João Sá Teles, ter acesso à água potável é um direito universal que garante a segurança alimentar, saúde pública e o equilíbrio ambiental.

“Estamos felizes por mais uma comunidade de Barreiras receber água tratada, a Prefeitura segue investindo também na abertura de diversos poços artesianos em localidades mais afastadas, e em parcerias como esta, para que água potável e tratada chegue para todos os munícipes, o que resultará, com certeza, em mais qualidade de vida”, pontuou o secretário.

Dircom/PMB – 23.08.2021 (com informações da Ascom/Embasa)