Palestras, atividades comemorativas e informações sobre a rede de proteção à mulher marcam a Semana da Mulher em Barreiras

A primeira semana de março é considerada a Semana da Mulher, dando ênfase ao Dia Internacional da Mulher celebrado no dia 08 de Março, que reforça a importância do universo feminino, a busca pela igualdade no mercado de trabalho e direitos. Com esse foco, a Rede de Proteção e Cuidados à Mulher no município de Barreiras promoveu atividades para homenagear as mulheres.

Na tarde de quinta-feira, 05, o Centro de Referência ao Atendimento à Mulher (CRAM) participou da mesa redonda da Semana de Integração Universitária 2020.1, na Universidade do Oeste da Bahia-UFOB. A coordenadora do CRAM, Dra. Fabíola Bomfim, foi palestrante do evento falando sobre a promoção de políticas públicas no município, enfrentamento a violência contra à mulher, como funciona o CRAM e como as mulheres podem buscar ajuda.

“A UFOB nos proporcionou esse momento de conversa com as acadêmicas e novas egressas, explicando sobre as atividades do CRAM, e também como e quando essas mulheres devem procurar a rede de proteção, porque muitas jovens estão chegando para residir em Barreiras, e precisar conhecer toda a rede de assistência social. Além disso, falamos sobre a mulher no contexto social, a importância na sociedade, figura da maternidade e o universo feminino”, disse Fabíola.

Durante o evento na UFOB, também participaram da roda de conversa a coordenadora da Ronda Maria da Penha, Tenente PM Nina Marques, a assistente social da UFOB, Laura Freitas e a coordenadora e professora de Direito da UFOB, Dra. Tayse Ribeiro de Castro, que falaram sobre direitos, experiências, desafios e avanços do enfrentamento a violência e a rede de apoio.

No Centro Municipal Educacional Tarcilo Vieira de Melo, as mães ganharam uma atenção especial. Na terça-feira, 03, elas assistiram à palestra sobre “Auto Estima das mães” com o psicólogo Emanoel Messias, e nesta quinta-feira, 05, puderam conhecer mais da Lei Maria da Penha, ministrada pela Dra. Natalia Guedes e Dra. Tamara Guarda, diretora de comunicação da OAB-Barreiras. E nessa manhã de sexta, 06, ganharam um dia de beleza com corte de cabelo, manicure e designer de sobrancelha. “As mães, tias, avós e cuidadoras compareceram e foi muito agradável para todas, que assistiram palestras e ganharam um dia de beleza. É importante que a escola seja também um espaço para informação e apoio”, ressaltou a diretora Alessandra França.

Para as futuras mamães e as pacientes acompanhadas pela equipe de saúde do Centro de Atendimento à Mulher (CAM) foi preparado uma recepção diferente nesta manhã de sexta-feira. Com a sala de espera decorada com frases de incentivo e um café da manhã especial, elas participaram de uma roda de conversa sobre a maternidade e as especialidades que estão à disposição na unidade de saúde.