Pais e responsáveis pelos estudantes aprovam por unanimidade a implantação de Gestão Compartilhada com a Polícia Militar no Colégio Municipal Eurides Sant´Anna

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizou na noite desta terça-feira, 09, uma assembleia com os pais e responsáveis pelos estudantes do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna para deliberar sobre a proposta de implantação da primeira Unidade Municipal de Ensino Compartilhado – UMEC de Barreiras.

Na quadra poliesportiva, centenas de pais, estudantes e professores acompanharam a apresentação do modelo de Vetor Disciplinar das UMECs, discorrido pelo Ten. PM. Rogério. Representando o CPRO, ele mostrou os detalhes do ensino dos Colégios da Polícia Militar informando que na Bahia, 41 escolas municipais já estão trabalhando com esse modelo compartilhado, melhorando consideravelmente o comportamento e desempenho escolar dos estudantes de nível fundamental II (6º ao 9º ano).

A proposta foi aprovada por unanimidade, e Barreiras será o segundo município a introduzir o Vetor Disciplinar em escola municipal na região Oeste. Já existe uma escola modelo no município de São Felix do Coribe, que atua em conjunto com uma equipe de gestão disciplinar e gestão escolar, encarregada das questões administrativas e pedagógicas.

O Colégio Municipal Eurides Santana foi escolhido para desenvolver o modelo de Vetor Disciplinador devido aos sucessivos acontecimentos que envolveram a unidade escolar em casos de violência, a exemplo da agressão ao Guarda Municipal que faz a ronda na escola, vendas de drogas, ameaça aos professores e vandalismo dentro das salas de aula. Considerada uma das maiores escolas municipais, o Eurides atende mais de 1000 estudantes nos três turnos, e a maior desafio tem sido lidar com o comportamento dos estudantes matriculados no Ensino para Jovens e Adultos-EJA.

O comandante da CPR Oeste, Ten. Cel. Osival Cardoso explica que o programa utilizará policiais da reserva e busca revelar ações no âmbito operacional, administrativo, social e educacional que contribuam qualitativamente para a segurança pública e o bem estar da comunidade escolar.

“A Gestão Compartilhada no Colégio Eurides Santana vai levar uma nova norma de conduta para toda comunidade escolar. Nas UMEC´s, a direção é mantida e o professor tem liberdade total em suas aulas, estaremos fazendo uma parceria na disciplina, no controle e respeito dentro da unidade escolar”, disse Osival. Ele acrescentou que a rotina incluirá um momento cívico diário, com canto do Hino Nacional antes das aulas, e ressaltou que não haverá interferência por parte da Polícia Militar na parte pedagógica.

A secretária de educação, Cátia Alencar informou que o município solicitou a implantação da gestão compartilhada em 2018, e que devido o crescimento das ondas de violência o processo foi acelerado, com intuito de promover segurança aos professores, servidores e estudantes.

“Com a aprovação unânime dos pais e professores, agora estaremos agilizando a assinatura do acordo de cooperação entre a Prefeitura de Barreiras e a Policia Militar, para que seja aprovado na Câmara de Vereadores e no próximo trimestre já tenhamos possibilidade do Colégio Municipal Eurides Sant´Anna funcionar como UMEC. Nosso objetivo é levar para mais escolas municipais esse padrão disciplinador, promovendo a segurança dos nossos professores, dos estudantes e toda comunidade escolar, e visando ainda a melhoria da qualidade do ensino, através da aquisição de habilidades e competências básicas do ensino e aprendizagem”, disse a secretária.

  • Compartilhe: