Oeste Genética supera expectativas, consolida excelentes negócios e reforça sucesso da feira

Durante quatro dias, foram movimentados em média 8 milhões de reais em negócios, com venda de produtos e leilões

A 7ª Oeste Genética e o XVII Fórum de Pecuária do Oeste da Bahia superaram todas as expectativas dos organizadores. Promovidos com a parceria entre a Associação dos Criadores de Gado do Oeste da Bahia (Acrioeste), Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e a Prefeitura de Barreiras, a feira foi realizada no Tatersal Deputado Sebastião Ferreira do Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha, entre os dias 21 e 24 de novembro.

Leilões, palestras, fóruns e minicursos consolidaram mais uma vez o sucesso da Oeste Genética e o Fórum de Pecuária entre os principais eventos sobre transferência de genética bovina do Oeste da Bahia. Para o presidente da Acrioeste, Mario Mascarenhas, a Oeste Genética 2019 superou todas as expectativas, em estrutura, qualidade de animais ofertados, negócios, participação popular, cursos e palestras. “Fechamos a Oeste Genética com saldo positivo, mas para a próxima edição queremos alcançar mais pecuaristas, trazer os empresários rurais para Barreiras e juntos discutir o melhor para melhoria do rebanho”, ressaltou o presidente.

Outro motivo de comemoração foram os resultados dos três leilões. No domingo, 24, o 14º Leilão da Prova de Ganho de Peso à Pasto, promovido pelo grupo Antônio Balbino Empreendimentos Agropecuários foi transmitido pelo Canal do Boi, e chamou atenção de pecuaristas de todo Brasil comprovando a qualidade do rebanho ofertado.

“A cada ano temos superado os números e buscado apresentar o que há de melhor em bovinos. Nessa oportunidade trouxemos animais avaliados por dois grandes Programas de Melhoramento Genético (ANCP e PMGZ) e avaliados em três provas consistentes, com avaliação de carcaça pela AVAL, avaliações Intrarrebanho pelo Projeto Boi com Bula e prova de ganho de peso – PGP pela ABCZ. Comercializamos 200 touros nelore PO e 50 matrizes PO para pecuaristas de todo o Brasil”, comemorou o pecuarista Balbino Neto.
O secretário de agricultura e tecnologia, José Marques, disse que o volume de negócios foi surpreendente e ainda reforçou a presença também do homem do campo, com a Feira da Agricultura Familiar assistida pelo projeto Vale Produtivo.

“A estimativa de negócios é superior a R$ 8 milhões entre leilões, insumos e equipamentos. Além disso, as palestras que abordaram especificamente a genética em bovinos trouxeram um diferencial muito importante e incentivaram o criador a adquirir animais elites ofertados na feira. Agradecemos a participação do homem do campo e as ações do projeto Vale Produtivo que também marcaram presença, mostrando todo potencial dos pequenos produtores de Barreiras. Agora é comemorar os resultados e já iniciar os preparativos para a próxima edição, buscando sempre proporcionar oportunidades de mostrar nosso potencial do rebanho de gado de corte e leiteiro do Oeste baiano”, disse Marques, lembrando de outro ponto interessante da feira que foi a discussão da cadeia leiteira e a integração entre os pecuaristas da região.