O Núcleo de Educação Permanente do SAMU realiza capacitação para condutores socorristas que integram a Regional Barreiras/Ibotirama

Dando continuidade aos ciclos de treinamentos em conformidade com a Portaria nº 2048, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) realizou nesta sexta-feira (27), mais uma capacitação para as equipes que integram a Regional Barreiras/Ibotirama. Dessa vez, os condutores socorristas participaram da aula teórica e prática sobre a legislação de trânsito para veículos de emergência e o combate a princípios de incêndios com uso de extintores e GLP (gás liquefeito de petróleo).

Para que o treinamento tivesse uma simulação realística, uma estrutura foi montada na saída para Salvador com a participação dos policiais Weslei Jerry e Everton Reis, da Polícia Rodoviária Federal-PRF, que explanaram sobre a atuação da legislação de trânsito para veículo de emergência e sobre a segurança na ação prática de cena. Já os cabos militares Ricardo Nunes e Evandro Batista, do Corpo de Bombeiros de Barreiras, abordaram na palestra como combater princípios de incêndio com uso de extintores e GLP. No período da tarde, o enfermeiro do SAMU Márcio, abordou sobre o conhecimento dos condutores durante a assistência ao paciente dentro da viatura.

Participaram do treinamento conduzido pelo NEP, condutores socorristas que prestam atendimento nos 23 municípios do Oeste da Bahia, sendo eles: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.

Junto com a coordenadora do SAMU Regional, Samara Barbosa, o responsável pelo NEP e enfermeiro do SAMU Base, Alex Cristiano, participou do encontro e destacou a importância desses treinamentos que são realizados mensalmente, com a proposta de capacitar continuamente os profissionais que atuam no atendimento de urgência e emergência em Barreiras e na região Oeste.

“Hoje reunimos todos os socorristas condutores que integram o SAMU Regional Barreiras/Ibotirama em mais uma ação do NEP. Agradecemos a parceria e a colaboração da PRF, que apresentou a legislação do trânsito juntamente com a prática de segurança da cena, e também a equipe do Corpo de Bombeiros que mostraram na teoria e na prática sobre o combate a princípio de incêndio, e ainda, o enfermeiro Márcio que mostrou os procedimentos realizados dentro da ambulância pelo condutor socorrista. Foi mais uma ação positiva da Secretaria de Saúde e que seguimos com qualidade, trazendo sempre assuntos atuais para o convívio desses profissionais que atuam no socorro 24h”, pontuou Alex Cristiano.

Dircom/PMB – 27.10.2023