Nota de Pesar pelo falecimento do ex-governador e ex-senador do Tocantins José Wilson Siqueira Campos

Recebemos com tristeza e pesar a notícia do falecimento do ex-governador, ex-senador e responsável pela criação do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos, ocorrido na noite desta terça-feira, 4 de julho, na capital Palmas, aos 94 anos.

Natural de Crato, Ceará, Siqueira Campos foi um homem público corajoso e obstinado, sendo a figura central da luta pela emancipação do Estado do Tocantins, sua trajetória política deixa um legado inestimável. Vereador de Colinas de Goiás, foi Deputado Federal durante cinco mandatos consecutivos, também por Goiás, primeiro Governador do Tocantins, estado que governou por quatro mandatos, sendo o último de 2011 a 2014 e estado pelo qual também foi Senador da República.

Em 2011, acompanhado do então deputado estadual Herbert Barbosa, dos prefeitos Neo Araújo (Formosa do Rio Preto); Dr. Robson (Catolândia); publicitário Arlênio Sampaio e uma comitiva de vereadores, jornalistas e líderes políticos do Oeste da Bahia, tive a honra de ser recepcionado no Palácio Araguaia, em Palmas pelo governador, Siqueira Campos. Na oportunidade tratamos sobre o desenvolvimento do Oeste da Bahia e a criação do Estado do Rio São Francisco, que seria formado por 35 municípios da nossa região.

Siqueira Campos nos retribuiu a vista participando de um encontro regional com a mesma temática, no ginásio poliesportivo da Fasb em Barreiras. A principal liderança política do norte de Goiás e a maior referência política do Estado do Tocantins, foi com certeza determinado e implacável na luta pelo desenvolvimento do seu estado. Ele deixa enlutado sua esposa Marilúcia Leandro Uchôa Siqueira Campos, seu filho ex-senador Eduardo Siqueira Campos, demais filhos, familiares, e o povo tocantinense.

Neste momento de dor e consternação, manifesto nossas condolências e solidariedade à família de Siqueira Campos e a população do estado do Tocantins, rogando a Deus que conforte os corações de todos.

Barreiras-BA, 5 de julho de 2023.

Zito Barbosa

Prefeito de Barreiras