Nota de Pesar pelo falecimento da senhora Maria Magdalena Alves Guimarães

Foi com pesar e tristeza que tomamos conhecimento do falecimento da senhora, Maria Magdalena Alves Guimarães, aos 87 anos, ocorrido neste sábado (04), em Salvador. Maria Magdalena, ou Dona Madá, como era conhecida por todos, nasceu em São Desidério e fez sua morada em Barreiras, onde se casou com o Sr. Aryel Marques Vivas e teve seis filhos, entre eles a publicitária Ivete Guimarães Vivas.

A personalidade, lucidez e independência eram sua marca principal, que somadas à simpatia e gosto pelos “causos” da vida, a colocavam entre aquelas poucas personalidades que marcam o mundo com sua passagem. Batalhou a vida para criação de seus 6 filhos – Luiz, Cândida, Rosângela, Arivaldo, Márcia e Ivete – e fez sua história.

Com seus filhos já criados e uma família grande de 14 netos e 5 bisnetos, Dona Madá levava uma rotina comum, digna de quem combateu o bom combate, com seus dias a cuidar das plantas, galinhas e afazeres de casa; como num contraste à vida acelerada da Rua Planalto, que ainda era longe do centro da cidade quando fixou sua morada.

Aos 87 anos, por complicações de saúde que demandaram cuidados hospitalares por 2 meses, faleceu neste 4 de junho, levando consigo uma história viva de memórias de nosso povo, cidade e região; mas, marcando por toda a eternidade uma biografia de valores como a família, o trabalho e a dignidade de uma vida comum, de quem cumpriu seus deveres, terminou a corrida e guardou a fé.

Neste momento de dor e consternação, nos unimos em solidariedade aos familiares e amigos de Dona Madá, pedindo a Deus, conforto e união para superar tão irreparável perda. Que o legado e as boas lembranças deixadas por Maria Magdalena Alves Guimarães sirvam de conforto para todos.

Barreiras-BA, 05 de junho de 2022

Zito Barbosa