No Dia Mundial de Combate a Chagas, Secretaria de Saúde de Barreiras realiza encontro com Médicos e Enfermeiros da Atenção Primária

O Dia Mundial de Combate à Doença de Chagas foi celebrado neste 14 de abril pela Secretaria de Saúde de Barreiras com um encontro entre médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, reforçando a importância do acesso equitativo de cuidados, serviços, informações e integração para o combate da enfermidade parasitária.

Coordenada pela Vigilância Epidemiológica (Viep), Centro de Controle a Zoonoses, Centro de Saúde Leonídia Ayres e Atenção Primária, o evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, reunindo profissionais de saúde da Atenção Primária de Barreiras e dos municípios de Baianópolis, São Desidério e Riachão das Neves, acadêmicos da Universidade Federal do Oeste (Ufob), Universidade São Francisco (Unifasb), além da equipe técnica da Secretaria de Saúde.

O cardiologista Dr. Carlos Eduardo fez uma abordagem sobre o manejo, diagnóstico e perfis de pacientes que estão em atendimento no Centro de Saúde Leonídia Ayres, além de procedimentos médicos que são iniciados ainda na Atenção Primária através das Unidades de Saúde. A enfermeira da Viep, Carla Angélica, explicou sobre o perfil epidemiológico quantitativo da doença: Brasil-Bahia- Macrorregião, seguida do coordenador da Zoonoses, Dorimar Almeida que apresentou as ações de combate vetorial no município.

“Felizmente temos um controle da doença e a nossa equipe tem feito um excelente trabalho de monitoramento das comunidades onde já surgiram casos em anos anteriores, para reforçar os hábitos que podem evitar novas contaminações”, destacou o coordenador da Zoonoses.

No encontro, a secretária de Saúde Jamile Rodrigues acompanhada da subsecretária Juana Jamille, agradeceu a presença reforçando a importância da mobilização para ofertar aos pacientes uma saúde humanizada, integrada e inovadora. “Este é um momento de integração da rede de saúde, que ampliará o acesso às atualizações de protocolos, apresentação da nova equipe que acompanha o Programa, fluxogramas de atendimento com referência e contra referência, agendamentos de consultas e exames, perfil de pacientes e apresentação do novo programa de notificação de Chagas. Barreiras é referência no tratamento e acompanhamento dos pacientes com o Programa de Chagas, além de trabalhar medidas de prevenção e eliminação de focos do barbeiro”, disse a secretária.

Os participantes puderam tirar dúvidas e receberam as novas alterações que acontecerão no Sistema do Programa de Chagas, a exemplo da implantação do protocolo de assistência, fluxos e descentralização da assistência e a inserção da notificação para Chagas crônica.

Dircom/PMB- 14.4.2023