Março Lilás: Secretaria de Saúde de Barreiras realiza ação de conscientização e prevenção do câncer de colo de útero

Em Barreiras, o sábado (16) foi dedicado ao cuidado da saúde feminina. A Secretaria de Saúde dentro das propostas do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, realizou uma programação especial no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), com o objetivo de chamar atenção do público feminino para o cuidado e prevenção contra o câncer do colo de útero.

Conforme dados do Ministério da Saúde, o câncer de colo de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina e a quarta causa de morte de mulheres, e como forma de conscientização e prevenção contra essa doença, vários serviços foram ofertados, como consultas com a ginecologista do CAM, Drª Adriana Barreto, coleta de preventivos, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, ultrassom transvaginal e de mamas, consultas com nutricionistas, vacinação, orientações sobre o autocuidado e o empoderamento feminino, e ainda, rodas de conversas da qual a coordenadora falou das consequências da doença e as diversas maneiras de prevenção.

“Somente este ano mais de 16 mil mulheres em todo Brasil devem ser diagnosticadas com essa doença, o CAM oferece essas orientações de prevenção, o tratamento e o acompanhamento dentro da rede do Sistema Único de Saúde, é possível fazer esse tratamento de maneira gratuita. Mas, é importante a mulher tomar a vacina que previne a doença, realizar os exames preventivos e se cuidar frequentemente”, explicou Emanuela Oliveira.

Presente no evento, a secretária municipal de saúde acompanhou de perto o Dia D dedicado aos cuidados femininos. “O mês de março é marcado pelo alerta e os cuidados com a saúde da mulher e hoje foi um dia dedicado a elas, um momento especial da qual pensamos em cada detalhe para trazer esse alerta que é fundamental para a prevenção contra esse câncer e que ainda faz muitas vítimas. A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, que está disponível para meninas e meninos de 9 a 14 anos, em todas as nossas Unidades de Saúde da Família, podendo prevenir em até 70% dos cânceres de colo de útero”, comentou Jamile Rodrigues.

Dircom/PMB – 18.3.2024