Manejo de Hemorragia Pós-Parto é tema de palestra online para profissionais da saúde e servidores do Hospital da Mulher de Barreiras

Segundo dados da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), todos os dias, 16 mulheres morrem em decorrência de complicações da gravidez ou do parto, nos países da América Latina. A maioria das mortes por hemorragia ocorre durante as primeiras 24 horas após o parto. Diante da importância do tema, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, promoveu na tarde desta terça-feira (25), uma palestra online pelo Google Meet sobre hemorragia pós-parto, com a participação de médicos, enfermeiros e profissionais do Hospital da Mulher.

A palestra foi conduzida pela enfermeira obstétrica Silmara Regina Grisa, do Departamento de Obstetrícia do Hospital da Mulher e com formação na capacitação de Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia pela OPAS. Durante toda a transmissão, Silmara compartilhou sua experiência de 15 anos na Maternidade Municipal, estimulando a formação de equipes multidisciplinares, qualificadas e organizadas para o enfrentamento às emergências obstétricas de hemorragia e alertou para as condições da pandemia.

“Essa discussão e troca de experiência com os profissionais de saúde é muito importante, porque no dia a dia, é difícil reunir para conversar sobre o assunto. Já sabemos que as hemorragias são oito vezes mais comuns nos partos cesáreos, que podem sim, ser evitados ou monitorados com mais agilidade. Então, nesse espaço, conseguimos repassar os protocolos para prevenção, diagnóstico e tratamento da hemorragia pós-parto, que podem evitar a morte materna em nosso município”, disse a enfermeira Silmara.

Ainda na apresentação de dados, a enfermeira considerou que o Hospital da Mulher não atende pacientes de Covid-19 positivos, a referência do atendimento na região é o Hospital do Oeste. Os participantes fizeram perguntas e tiraram dúvidas de como lidar com um caso de perda de sangue após o Parto Cesária ou parto normal e estratégias para acalmar tanto a mãe quanto a (o) sua (seu) acompanhante. Finalizando a experiência com os profissionais, foi exibido um vídeo explicativo sobre os protocolos de cuidados com a hemorragia e a palestrante Silmara Regina disponibilizou um manual sobre o assunto, que ficará à disposição dos profissionais do Hospital da Mulher.