Mais segurança nas escolas: Secretaria de Educação e Forças de Segurança em parceria com a Linkar promovem treinamento para porteiros e controladores de acesso, em Barreiras

Orientações, medidas preventivas, situações de conflito e técnicas voltadas para segurança escolar foram debatidos durante toda essa manhã de sábado, 15, durante o treinamento para Porteiros e Controladores de Acesso nas escolas e creches municipais. A capacitação é uma parceria entre as Secretarias de Educação, Segurança Pública e Trânsito, Polícia Militar da Bahia com a empresa Linkar.

O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, e contou com a presença da secretária de Educação, Gabriela Nogueira, o comandante da Base Comunitária e Ronda Escolar, Capitão Eder Santos, o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, o assessor técnico de educação, Aparecido Freitas e o assessor em segurança do trabalho da Linkar, Leandro Sales. Cada instituição apresentou sua atuação dentro do plano de trabalho que está sendo executado de forma interinstitucional, levando informações atualizadas aos porteiros e controladores de acesso, repassando principalmente a mensagem de tranquilidade e orientações em caso de violências no ambiente escolar.

O comandante da Ronda Escolar, Cap. PM Eder Santos, enfatizou a importância de cumprir os protocolos de acesso, filtrar informações e identificar comportamentos marcantes no ambiente escolar. “O primeiro passo é não disseminar fakes news, não repassar informações sem checar fontes e, além disso, vocês, porteiros são a porta de entrada, precisam ficar atentos e caso haja necessidade, acionar imediatamente as forças de segurança. Juntos, poderemos ter condições de garantir segurança e paz, tranquilidade e solidariedade dentro do espaço da escola e fora dela”, disse.

O assessor em segurança do trabalho da Linkar, Leandro Sales, apresentou o cronograma de normativas, atividades laborais, atribuições e ajustes de obrigações dos porteiros e controladores de acesso. “É importantíssimo que todos os profissionais da escola estejam treinados para fazer a proteção infantil e identificar essas situações”.

A secretária Gabriela Nogueira agradeceu a presença, reforçando a adoção de medidas protetivas com a participação de toda comunidade escolar. “A segurança escolar é uma prioridade para o Governo Municipal, e nessa parceria já reunimos com os gestores escolares, hoje com os porteiros e controladores de acesso, ainda teremos a Ronda Escolar realizada pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal acompanhando o transporte escolar e levando as palestras para os estudantes das nossas escolas municipais. A partir de segunda-feira,17, já teremos em todas as escolas o Orientador Escolar, que estará apto a ajudar nas medidas preventivas, protetivas e educativas. Contamos com a colaboração das famílias, e de forma conjunta, seguimos trabalhando para proporcionar segurança para a comunidade escolar”, destacou a secretária.

Dircom/PMB- 15.4.2023