Mais de 700 pacientes são atendidos durante Mutirão de Cirurgias Eletivas de Catarata e Pterígio no Hospital Municipal Eurico Dutra

Nos dias 17 e 18 de junho, a Secretaria de Saúde de Barreiras dentro do Programa Saúde Humanizada, realizou mais uma etapa de Cirurgias Eletivas de Cataratas e Pterígio com objetivo de zerar a demanda. Dos 709 pacientes regulados pela Central Integrada de Regulação, no sábado (17),  242 realizaram o procedimento cirúrgico de catarata e 206 de retirada de pterígio, e ainda no domingo (18), mais 261 pacientes foram atendidos para remoção de catarata, com êxito, no Hospital Municipal Eurico Dutra.

Os pacientes aptos às cirurgias passaram pela triagem nos dias 9 e 10, no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, que atendeu os moradores cadastrados nas 49 Unidades Básicas de Saúde. Acompanhando o pai José Brandão, de 72 anos, a jovem Roberta que reside no bairro Santa Luzia, falou das dificuldades enfrentadas no dia a dia, com a catarata.

“Meu pai reclama muito da dificuldade com a visão embaçada, e agora ficamos na expectativa dele ter uma melhor qualidade de vida, após a cirurgia de catarata. Estamos felizes com a atenção e dedicação da equipe, que está acompanhando de perto todo o procedimento”, relatou Roberta.

Dona Luiza, 58 anos, que reside no povoado do Mucambo também aguardava na fila para retirada do pterígio. “Tem muito tempo que tenho isso e incomoda. Eu não estava enxergando bem de longe, via tudo embaçado e não reconhecia as pessoas. Cheguei a ir em outro médico, mas o orçamento da cirurgia ficou muito caro. Então quando foi agora, Deus me preparou direitinho e aqui estou eu, fazendo uma cirurgia do meu olho e vou cuidar direitinho para voltar a enxergar”, contou.

A catarata é uma doença multifatorial e pode ser congênita ou adquirida. A causa mais comum é o envelhecimento do cristalino que ocorre pela idade, denominada de catarata senil. Já o pterígio, conhecido popularmente como carne no olho, é uma alteração na membrana transparente do olho, que é chamada de conjuntiva. Esse tecido transparente que se difunde em direção à córnea, é benigno, mas pode causar irritação ocular e afetar a visão. As cirurgias de catarata e pterígio são consideradas de baixa complexidade e o paciente se recupera rapidamente.

Segundo a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, que acompanhou o mutirão com a subsecretária Juana Jamile, com essa ação de cirurgias eletivas, o município já zerou a demanda reprimida e atende novos pacientes para realização de cirurgias oculares.

“Com o empenho de toda nossa equipe, conseguimos  zerar a demanda reprimida de cirurgias de catarata e pterígio. Esse já é o segundo mutirão realizado neste ano, e já atendemos mais de 1000 pacientes com sucesso nos procedimentos. Agora, atendemos os novos pacientes que são operados e recebem toda orientação necessária para a recuperação, saindo daqui com as consultas já agendadas e nesta segunda-feira,19, já passaram por avaliação médica e retornam daqui 30 dias. Seguimos trabalhando para levar melhor qualidade de vida e uma saúde humanizada, integrada e inovadora a toda população de Barreiras”, afirmou a secretária Jamile.