Liderança e Empoderamento: Secretaria de Assistência Social de Barreiras continua com programação especial no mês da mulher

O mês de março se tornou referência quando se fala de direitos e políticas públicas voltadas para mulheres em todo o país. Com uma programação especial e interativa, a Prefeitura de Barreiras, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, iniciou na segunda-feira, 08 de março, o Projeto “Mulheres na liderança: inspiração, força e igualdade”, levando às assistidas pelos programas socioassistenciais informações e orientações sobre a rede de apoio e proteção às mulheres.

Utilizando o formato presencial, obedecendo todas as medidas protetivas contra a Covid-19 e também com o formato virtual através de exibição de vídeos nas redes sociais em todos os cinco Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência no Atendimento à Mulher (CRAM) e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), participam do compartilhamento de lições de empoderamento, independência financeira e autoestima feminina. Na tarde desta quinta-feira, 11, o CRAM veiculou nos grupos de Whatsapp, o vídeo da delegada da DEAM Dra. Cláudia Duarte, falando sobre mulheres na liderança, violência e rede de proteção.

“Semanalmente produzimos dois vídeos com temas relacionados aos direitos, proteção, cuidados e acompanhamento psicológico para as assistidas. Esse formato virtual facilita nosso contato com as mulheres e nessa semana contamos com a participação da secretária Karlúcia Macêdo, da delegada Dra. Cláudia Duarte, já na próxima semana teremos a participação da comandante da Ronda Maria da Penha, Ten. Nina e da primeira-dama Marisete Bastos”, disse a coordenadora do CRAM, Kharola Crisóstomo.

No Albergue São José, os mandatários também estão participando da programação que enfoca o feminismo, igualdade, importância da família e feminicídio. Na sexta-feira passada, a coordenadora do CRAS IV, Marília Machado, abordou no albergue as discussões sobre feminismo, a mulher na sociedade, decisões e comportamento social. A secretária de assistência social, Karlúcia Macêdo, destacou que a programação ainda contempla lançamento do Conselho da Mulher, Mesa Redonda na Câmara de Vereadores e vídeos informativos.

“Nossa equipe dos cinco CRAS, CRAM e CREAS prepararam uma programação diária para abraçar de forma diferenciada todas nossas assistidas e, além disso, levar informações a toda sociedade sobre o empoderamento, a igualdade, a força e determinação de todas as mulheres. Estamos tomando todos os cuidados para prevenir a Covid-19, sem aglomerações e trabalhando com as redes sociais para alcançar um número expressivo de mulheres. Até o final do mês vamos realizar reuniões falando sobre gravidez, acolhimento de vítimas de violência, fazer o lançamento do Conselho da Mulher, a Mesa Redonda com as vereadoras e exibir diversos vídeos com mulheres que cuidam de mulheres”, destaca a secretária.