Jornada Pedagógica 2022 é aberta em Barreiras

Até sexta-feira (4), profissionais da rede municipal de ensino participam do evento realizado pela Secretaria de Educação do município

Com o tema “Educação: o fortalecer de novas práticas” a secretária de Educação de Barreiras, Gabriela Nogueira, abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira (31), o ciclo de palestras, debates e estudos que integram a Jornada Pedagógica 2022, evento destinado aos profissionais que atuam na rede municipal de ensino. Até a próxima sexta-feira (4), a programação terá sequência, dividida em diferentes espaços como o auditório da UNEB, IFBA e Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, objetivando reduzir a aglomeração e consequentemente, a circulação do novo Coronavírus.

Segundo a secretária, esta edição da Jornada Pedagógica terá o desafio de pensar alternativas capazes de superar os efeitos provocados pelos dois anos de pandemia, que afetaram também os avanços alcançados na Educação. “Nós teremos, pelo menos, 20 anos de estacionamento em função da pandemia, então, nosso foco terá, sobretudo, três prioridades: o investimento massivo na alfabetização, superar a distorção entre idade e série que se acirrou no período da pandemia e, finalmente, utilizar os recursos de maneira racional para que a gente consiga, com indicadores eficientes, alcançar os objetivos e metas traçados”, disse.

Participam da Jornada Pedagógica cerca de 1.300 profissionais que atuam em 77 unidades escolares da rede municipal, distribuídas na sede e zona rural de Barreiras. Dentre os assuntos debatidos estão temas como dislexia e alfabetização; a consciência fonológica e a alfabetização; literatura; matemática na vida cotidiana; raciocínio lógico, além de planejamento de trabalho para ser posto em prática pelo professor no decorrer de todo o ano escolar.

As aulas na rede municipal de educação terão início na próxima segunda-feira (7), com a expectativa de serem 100% presenciais. Para assegurar a melhor recepção de estudantes e de sua correta manutenção em ambiente escolar, todos os cuidados e as condutas necessárias a serem tomadas por professores e demais profissionais das escolas fazem parte dos assuntos discutidos durante a Jornada Pedagógica 2022.

Dircom/PMB – 31.01.2022

  • Compartilhe: