Integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes participam da Blitz do Primeiro Título

Os adolescentes de 16 e 17 anos que fazem parte do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA, participaram nesta segunda-feira (2), da Blitz do Primeiro Título. A ação do Selo Unicef que incentiva e orienta os jovens quanto à aquisição do título de eleitor, aconteceu na Escola Municipal Profª Valdete Piedade de Holanda, no bairro Conjunto Habitacional Buritis I.

Até a próxima quarta-feira (4), a equipe do Selo Unicef estará realizando o registro biométrico e a confecção de novos títulos de eleitores. Para a emissão do primeiro título, são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência. Conforme a articuladora em Barreiras, “O índice de adolescentes de 16 e 17 anos que não possuem o título está negativo em nosso país, e por isso, queremos incentivar esses jovens a emitirem seus títulos no nosso município e passar a exercer os seus direitos civis”, pontuou Jelzira Figueiredo.

De acordo com o presidente do Conselho da Juventude, Luiz Matheus Wisch, a ação mobilizada está sendo um sucesso, com a adesão de muitos adolescentes que estão aproveitando a oportunidade para tirar o título de eleitor. “O voto para essa faixa etária é facultativo no Brasil, porém, a partir dos 18 anos se torna obrigatório, portanto, é necessário e importante antecipar e participar desse momento democrático que acontecerá em outubro”, enfatizou.

No dia 4 de maio se encerra o prazo para regularizar o título eleitoral, ou para solicitar a primeira via do documento a tempo de votar nas Eleições de 2022. O procedimento também pode ser feito pela internet, por meio do Título Net.

Dircom/PMB – 03.05.2022